35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 10/06/2020
Equipe Multi da Santa Casa de Passos Realiza Pela Terceira Vez Transplante de Osso e Pele da Perna Para Reconstrução de Mandíbula
A complexa cirurgia no paciente de 62 anos durou nove horas e retirou um tumor maligno extenso dentro da boca que causava dor, perda de dentes e dificuldade para realizar alimentação.

Pela terceira vez, uma cirurgia complexa de transplante ósseo e pele foi realizada na Santa Casa de Misericórdia de Passos. Praticada geralmente em grandes centros hospitalares nacionais, a reconstrução de mandíbula com transplante microcirúrgico de fíbula (osso da perna e segmento de pele) foi realizada no início deste mês, no dia 4 de Junho.


Participaram três equipes de cirurgiões, que se dedicaram por nove horas. O paciente, um homem de 62 anos de idade, possuía um tumor maligno extenso dentro da boca que invadia e destruía cerca de metade de sua mandíbula causando dor, perda de dentes e dificuldade na alimentação.


Após a ressecção da tumoração (hemimandibulectomia) pela equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a equipe de Cirurgia Plástica, com o auxílio de um microscópio cirúrgico, transplantou osso e pele da perna para a mandíbula, realizando a conexão (anastomose) das artérias e veias delicadas do segmento de osso e pele da perna nas artérias e veias do pescoço abaixo da nova mandíbula.


Para manter o contorno da mandíbula semelhante, a equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial moldou previamente uma placa de titânio com o auxílio de uma molde feito por impressão 3D, para que o osso transplantado acompanhasse a forma da mandíbula. Dessa forma, o contorno da mandíbula e o revestimento da cavidade oral foram restabelecidos. O paciente está evoluindo bem do procedimento cirúrgico e está em acompanhamento pela equipe no Hospital Regional do Câncer.


O procedimento realizado demonstra o pioneirismo da Santa Casa de Passos no que há de mais moderno e avançado no interior de Minas Gerais no tratamento de reconstrução pós grandes ressecções de tumores e sequelas de trauma. Mais uma vez, procedimentos como esse demonstram a importância que a instituição tem no trabalho em equipe multidisciplinar atestando seu pioneirismo no que há de mais avançado de reconstrução após grandes ressecções tumorais. 

10/06/2020
0 / 2

Equipe Multi da Santa Casa de Passos Realiza Pela Terceira Vez Transplante de Osso e Pele da Perna Para Reconstrução de Mandíbula

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados