35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 28/08/2020
Santa Casa de Passos Inaugura Sala Cirúrgica Integrada
Com origem alemã, os equipamentos são referência em avanço tecnológico a nível mundial.

Cumprindo com o compromisso de trazer a inovação e atualização em seu parque tecnológico, a Santa Casa de Misericórdia de Passos entrega para a comunidade a Sala Integrada Karl Storz, um diferencial na assistência cirúrgica de alta complexidade, principalmente nas mais diversas cirurgias oncológicas, como também nas especialidades de neurocirurgia.


 Segundo o provedor da Santa Casa de Passos, doutor Vivaldo Soares Neto, essa Sala proporcionará melhores condições de segurança para a execução de procedimentos cirúrgicos.


 A Sala Integrada permite o gerenciamento e comunicação com os diversos equipamentos que compõem uma sala cirúrgica e possibilita a equipe monitorar todas as funções desenvolvidas em cada equipamento. Para o cirurgião oncológico titular do HRC, Cleuber Barbosa de Oliveira, a Sala representa a modernidade e o contínuo desenvolvimento associado à tecnologia.


“Esta inovação será destinada aos cuidados do paciente cirúrgico. Esta aquisição de vanguarda trará inúmeros benefícios aos pacientes que buscam recuperar a saúde, a terem uma vida plena e feliz”, disse Cleuber.


Por meio de um sistema de roteamento e conversão de sinal, é possível gravar e transmitir um procedimento cirúrgico para qualquer localidade do país e do mundo, e ainda, permite que essas cirurgias possam ser visualizadas remotamente por estudantes de áreas afins e, se necessário, orientados por outros médicos, desde que autorizados previamente pelo paciente.

 

Primeiro procedimento


Na manhã desta última quinta-feira, 27 de Agosto, a Sala Integrada realizou o seu primeiro procedimento cirúrgico, uma ooforoplastia videolaparoscopia, que consiste em uma intervenção minimamente invasiva para retirada de parte do ovário.


A modernização no parque tecnológico possibilitou com que a cirurgia apresente ao paciente menos risco de infecção, retorno às atividades normais em menor tempo, menos dor no pós-operatório, menor trauma cirúrgico, menor custo a longo prazo e retorno às atividades corriqueiras mais rápido.
“Esta data representa mais um marco na história do Hospital Regional do Câncer de Passos. Com essa nova Sala vamos conseguir atender a um número maior de pacientes oncológicos, realizar cirurgias mais complexas, melhorando assim a qualidade cirúrgica”, afirma doutor Paulo César Felipe Franco, coordenador médico do HRC.

 

Tecnologia de ponta


Por contar com estrutura suspensa, a Sala possibilita melhor aproveitamento do fluxo de pessoas no espaço, como também melhora a logística no ambiente cirúrgico, atendendo às preferências do corpo clínico.


“Uma sala moderna, tecnológica, segura, charmosa, que irá atender em nível de excelência os pacientes que necessitarem de cirurgias laparoscópicas e os profissionais de saúde que nela trabalharem”, considera o médico do corpo clínico da Santa Casa de Passos e do HRC da parte da cirurgia oncológica, Luiz Gustavo H. Pereira.


A Sala Integrada é composta por equipamentos com sistema de captura digital de alta definição para procedimentos de vídeo ou cirurgias abertas; fonte de luz para videocirurgia com tecnologia LED, para melhor visualização do tecido vascularizado por filtros de cromoscopia; monitor de tela plana de LED de alto brilho, desenvolvido especialmente para uso em ambiente cirúrgico e um insuflador microprocessado com alta potência de fluxo, para uso em procedimentos médicos em larga escala de pacientes, do neonatal ao obeso, que dispõe de sistema automático para detecção de vazamentos e/ou obstruções que são sinalizados ao usuário através de alertas sonoros e visuais.


O investimento realizado para a montagem dessa Sala foi de aproximadamente R$1 milhão com recursos captados pelo Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica –PRONON que consiste na doação com desconto em imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, tendo como maior doador o Banco Itaú. 

28/08/2020
0 / 2

Santa Casa de Passos Inaugura Sala Cirúrgica Integrada

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados