35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 28/10/2021
SCMP firma parceria para Centro de Sustentabilidade Socioambiental

Ontem, 27 de outubro, foi assinado termo de concessão do Clube da Santa Casa para a AAÇÃO Reciclagem (Associação de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis de Passos).

O projeto, é uma idealização da Santa Casa de Passos com parceria da AAÇÃO Reciclagem, e promove o fomento da coleta seletiva, educação ambiental e implantação de um Parque Ecológico da Mata da Biquinha, deixando um legado para as gerações futuras.

O Centro de Sustentabilidade Socioambiental vai trabalhar em três vertentes: implantação de um Centro de Triagem de Recicláveis, com a atuação da AAÇÃO Reciclagem, o desenvolvimento de um Centro de Educação Ambiental contando com expertise da Santa Casa e UNEP – Unidade de Ensino e Pesquisa, promovendo cursos, treinamentos, palestras e oficinas para a comunidade em geral, principalmente para crianças e adolescentes; e a implantação do Parque Ecológico da Biquinha.

O Coronel Gilson de Oliveira Wenceslau, diretor do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Passos, reforçou que o propósito do projeto é desenvolver socialmente questões ambientais “A Santa Casa e AAÇÃO Reciclagem possuem um olhar voltado ao social, então vejo como uma parceria muito promissora e que tem tudo para entregar para Passos, e região, um produto valioso, que é a atenção para o meio ambiente, sobretudo no que diz respeito aos materiais recicláveis”, disse.

O diretor completou informando que o projeto terá um alcance imediato “A cessão do espaço da Santa Casa de Passos para a AAÇÃO Reciclagem vai possibilitar que ela possa atender de imediato mais de 400 pessoas, que separam seu material reciclável, para que este possa ser aproveitado na associação, transformando-se em renda e trabalho para várias pessoas, principalmente de baixa renda”, finalizou.

A Santa Casa de Passos possui o ideal de trilhar um caminho voltado ao cuidado da saúde e não apenas o tratamento de doenças, portanto, ações que priorizem a sustentabilidade e resguardo do meio ambiente são extremamente importantes para chegar ao propósito de proporcionar qualidade de vida para todos da região. Para Vânia Soares Maia Piassi, presidente da AAÇÃO Reciclagem, essa união é motivo de orgulho pois traça um propósito comum de ambos. “Nos unimos à Santa Casa de Passos, um motivo de muito orgulho para nossa associação, porque nós duas estamos dentro dessa ideia de que coleta seletiva e meio ambiente andam juntos, porque está ligada ao respeito à natureza”, disse.

“Quando projetamos uma ação protegendo a nascente da Biquinha e instalando ali um espaço de conscientização ambiental para que repercuta para toda a cidade, eu vejo nisso o nosso passo mais importante”, completou.

O Centro de Sustentabilidade Socioambiental se comporta como um precursor na mudança de cultura e comportamento das pessoas, preparando também nossas crianças em relação ao desenvolvimento sustentável. O Promotor Antônio José de Oliveira reforçou que “Vemos nesse projeto a possibilidade de ser algo maior, que promova essa sustentabilidade e educação ambiental. A Mata da Biquinha é muito importante para a cidade e é com muito prazer que estou aqui hoje, vendo firmar-se esse projeto”.

O provedor da Santa Casa de Passos, doutor Vivaldo Soares Neto, agradeceu a parceria e salientou a importância dessa união “Propósitos comuns, quando se unem por pessoas que tem realmente o interesse em mudar a sociedade, se transformam em algo revolucionário. Nós da Santa Casa agradecemos a parceria e projetamos bons frutos para nossa cidade. Frisamos também que questões ambientais são um dos focos de atuação da nossa Instituição, tanto com este projeto, quanto com a Cidade da Saúde e do Saber, que promete modernizar e inovar aspectos de saúde e qualidade de vida em nossa região”, revelou.

28/10/2021
0 / 1

SCMP firma parceria para Centro de Sustentabilidade Socioambiental

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados