35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 04/11/2021
Equipe de Hemodinâmica da SCMP realiza cirurgia inédita

   Comprovando o compromisso em trazer inovação em saúde para nossa comunidade, ontem, 03 de novembro, foi realizado pela equipe de Hemodinâmica da Santa Casa de Passos o procedimento de implante de valva transcateter (TAVI), que foi concluído com sucesso. O procedimento foi pioneiro na instituição e foi comemorado como um marco de inovação e qualidade em atendimento à saúde.
   O TAVI corrige a Estenose Aórtica (EA), um estreitamento da válvula que impede o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta. O implante mudou a história das cirurgias cardíacas no mundo por ser realizado de forma minimamente invasiva, permitindo, assim, que pacientes com alto risco ou impossibilidade cirúrgica pudessem fazer o procedimento de forma segura. Esse procedimento possui taxas menores de complicações do que as cirurgias, requer menor tempo de internação e possibilita a recuperação mais rápida dos pacientes. 
   O doutor Glauco Soares Maia Piassi, responsável pela cirurgia, doutor Túlio Torres Vargas, e o cirurgião cardíaco doutor Ricardo Sgarbieri reforçaram a constante melhoria do setor e capacidade clínica dos profissionais “O serviço de hemodinâmica da Santa Casa é bem estruturado, contando com um corpo clínico de excelência, médicos e toda a equipe multidisciplinar amplamente capacitada e em constante atualização. Ele já realizou 12.850 exames e tratamentos e conta com Certificação nível Diamante pela sociedade brasileira de hemodinâmica, sendo esta, a de nível mais alto.”, disse.
    Para Dr. Glauco Piassi, esse é um passo gigantesco rumo a uma melhora significativa na oferta de saúde da Santa Casa de Passos “Poderemos fazer a diferença na vida de muitos pacientes que antes eram intratáveis”, finalizou. 
    Como frisou Dr. Vivaldo Soares Neto, provedor da SCMP “atender às necessidades particulares de cada paciente está no centro de todas as decisões, motivando a busca diária por inovação. É uma cultura de qualidade e excelência que se perpetua”.  
 
 
 

Entendendo a Estenose Aórtica

 

   Estenose Aórtica (EA) é uma doença grave que apresenta curso acelerado a partir do aparecimento dos sintomas, podendo evoluir para complicações graves, como AVC, ou para óbito. Estima-se que 3 a 5% dos idosos acima de 75 anos podem ser acometidos pela patologia. A doença afeta habitualmente pacientes idosos, que algumas vezes não podem ser operados pela presença de comorbidades avançadas ou por problemas anatômicos. 
      Há pouco mais de uma década, a única forma de tratar a estenose aórtica era por meio de uma cirurgia de grande porte, para abrir o peito do paciente e fazer o implante da válvula. No TAVI, o implante é realizado via cateter, introduzido geralmente pelos vasos femorais, na região da virilha – a válvula é levada ao coração e lá se expande, adquirindo o formato adequado.

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados