35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 13/04/2022
Santa Casa de Misericórdia de Passos realiza cirurgia oncológica inédita na instituição

Na quarta-feira, 6 de abril, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou a cirurgia de retirada de todo o fêmur de uma paciente e o substituiu por uma endoprotese. Além de preservar o membro inferior, o procedimento tem como objetivo devolver a capacidade locomotiva do paciente.
 
De acordo com o Dr. Manoel Chagas Júnior, ortopedista que realizou o procedimento, a cirurgia se destacou pelo tamanho da porção óssea retirada. “A equipe da ortopedia já realiza cirurgias de endoprotese há cerca de quatro anos, mas esse caso se sobressaiu pela substituição de 2 articulações (quadril e joelho)ao invés de apenas uma, como normalmente é feito.
 
Segundo Manoel, o procedimento ocorreu devido à soltura de uma prótese no local. “Há dois anos, nós realizamos uma retirada de um tumor ósseo na porção do fêmur mais próxima do joelho, sendo que do ponto de vista oncológico, a paciente evoluiu muito bem. Como ocorreu a soltura dessa primeira prótese, houve a necessidade de uma reabordagem cirúrgica, em que todo o restante do fêmur teve que ser retirado, sendo esta falha substituída por uma prótese que conecta a tíbia até a pelve do paciente”, salientou.
 
“Consideramos um grande passo na consolidação da SCMP/HRC no tratamento dos tumores ósseos. Cumpre-se destacar o caráter multidisciplinar do tratamento do câncer em que a cirurgia é apenas um passo no longo caminho que o paciente percorre durante a sua jornada até a cura”, disse.
 
Para o futuro, o Dr. Manoel tem expectativas positivas. “Esperamos, em um futuro breve, realizar mais cirurgias desse tipo, dada a prevalência do câncer na população e também ao crescimento exponencial do HRC nos últimos anos”, finalizou.

13/04/2022
0 / 2

Santa Casa de Misericórdia de Passos realiza cirurgia oncológica inédita na instituição

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados