35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 29/11/2022
HMC ultrapassa a marca de 1600 bebês prematuros atendidos
Neste mês internacional de sensibilização à prematuridade, o hospital se mobilizou para promover a conscientização e alertar os familiares a respeito da prematuridade.

Desde o início dos registros de atendimento da UTI Neonatal em 2014, 1608 bebês prematuros foram atendidos na Santa Casa de Misericórdia de Passos. Em 2022 foram realizados 163 atendimentos até outubro, enquanto nos últimos dois anos, durante todo o ano, 158 e 161 respectivamente.

Desde a sua inauguração, no dia 13 de fevereiro de 2013, a UTI Neonatal já recebeu bebês de mais de 40 municípios, entre eles: Uberaba, Poços de Caldas, Campinas e São Paulo. Coincidentemente, a inauguração da unidade aconteceu no mesmo dia do aniversário da Drª. Rosana Porto Viana, Coordenadora do Serviço de UTI Neonatal e Pediátrica do hospital, que conta um pouco sobre sentimentos ao estar à frente desse serviço e poder ter tido contato com todos os 1608 bebês.

“Tenho muito prazer e muita honra de estar liderando essa equipe e hoje assistir o crescimento desses prematuros. É um orgulho muito grande poder trabalhar com todos esses ótimos profissionais que integram a nossa equipe multidisciplinar e poder fazer a diferença na vida de todas essas famílias.”

Hoje, a UTI Neonatal integra a estrutura multidisciplinar do Hospital da Mulher e da Criança (HMC), uma estratégia da Santa Casa de Passos para oferecer um alto nível de qualidade em saúde do grupo materno-infantil, e abranger pilares como o pré-natal, aleitamento materno e, por fim, saúde da mulher e da criança.

Neste mês, o hospital realiza sua tradicional campanha voltada para a sensibilização da prematuridade. Um dos principais objetivos é promover a conscientização e alertar os familiares, assim como a população, a respeito da prematuridade e como se precaver e buscar mais informações sobre o assunto.

Segundo o Ministério da Saúde, uma forma de prevenir a prematuridade, é o planejamento familiar adequado, assim como o acompanhamento pré-natal, uma vez que, juntos, possuem o propósito de garantir o progresso da gestação.

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados