35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 09/12/2022
Projeto de redução do custo de energia elétrica é premiado em Belo Horizonte

Na última semana, na cidade de Belo Horizonte, a Santa Casa de Misericórdia de Passos recebeu o Prêmio Federassantas de Boas Práticas – Dr. Eduardo Levinho Coelho no eixo Melhorias Processos/sustentabilidade econômico-financeira. O projeto “Implantação do Mercado Livre de Energia”, de Alysson Marques Rodarte, Engenheiro Eletricista do hospital, foi o vencedor. 
 
Segundo Alysson, o prêmio possui enorme importância para as Santas Casas e para os hospitais filantrópicos. “Além de incentivar estas instituições a produzirem projetos que podem trazer visibilidade, também pode compartilhar e possivelmente replicar as boas práticas adotadas pelos vencedores aos demais associados da Federassantas”, afirmou.
 
Além disso, o Projeto de implantação do Mercado Livre de Energia é derivado de dois outros projetos de eficiência energética da Santa Casa de Passos. “O primeiro – Implantação do Sistema Fotovoltaico – tinha custo muito elevado, pois considerava apenas nosso consumo naquele momento e desconsiderava as possíveis melhorias em eficiência energética que poderíamos implantar e assim implantar um sistema fotovoltaico menos robusto”, disse o engenheiro.
 
Enquanto o segundo, de acordo com ele, consistiu em coletar e medir quais os tipos de equipamentos eram relevantes no consumo de energia do Hospital. “Buscamos um projeto que atendesse aos critérios que impossibilitaram os dois primeiros projetos de seguir, de forma que, ao implantá-lo, pudesse propiciar a implantação dos demais”, salientou Alysson.
 
Por fim, para o ano que vem, o engenheiro tem ótimas expectativas. “Com este projeto pretendemos ter uma economia financeira em 2023 de aproximadamente R$ 800 mil reais, e acumulada desde aproximadamente R$ 1,5 milhões de reais”, declarou.
 
Alysson descreve seu sentimento de estar entre os três ganhadores do Prêmio Federassantas 2022, representando a Santa Casa de Passos, como uma ótima sensação pessoal e profissional. “Demonstra que estamos no caminho correto de promover a inovação, contribuir para trazer sustentabilidade ambiental para o mundo e sustentabilidade financeira ao Hospital e também um sentimento de gratidão ao poder demonstrar e compartilhar este projeto com os demais Hospitais, que podem replicar o projeto em suas instituições”, finalizou.

09/12/2022
0 / 4

Projeto de redução do custo de energia elétrica é premiado em Belo Horizonte

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados