35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 13/02/2023
Cidade da Saúde e do Saber irá contar com soluções da Elsevier

“A proposta da Elsevier foi ampla e veio ao encontro do que precisávamos”, afirma Marcelo Soares, responsável pela Gerência de Operações e pela Unidade de Ensino e Pesquisa da instituição

São 159 anos de história impulsionando a inovação e cuidados com a saúde. A Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG), fundada em 1864, é uma das mais tradicionais e respeitadas instituições filantrópicas do Brasil. Referência nos serviços de alta complexidade, como neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia, maternidade de alto risco, oncologia e transplante renal. Agora a instituição avança em uma nova frente: a construção da Cidade da Saúde e do Saber, projeto pioneiro e inovador no país que visa criar um robusto ecossistema de saúde e ensino.

A SANTA CASA DE PASSOS

Com uma estrutura integrada e humanizada, a instituição é composta por seis unidades administrativas, sendo elas: Hospital Geral, Hospital Regional do Câncer, Hospital da Mulher e da Criança, Medicina Diagnóstica, Plano Santa Casa Saúde e a Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP).

Segundo Marcelo Soares, responsável pela unidade de fomento à ciência e educação da instituição, “Atualmente, a Santa Casa de Passos possui 78% das suas atividades ligada ao Sistema Único de Saúde, além de atendimentos vinculados à saúde suplementar e atendimentos particulares. Visando aprimorar o atendimento e a profissionalização, os investimentos em educação continuada são bem agressivos, apesar da característica filantrópica”, afirma.

A CIDADE DA SAÚDE E DO SABER

A Santa Casa de Passos segue avançando com o projeto de construção da Cidade da Saúde e do Saber, uma cidade-conceito que irá integralizar a atenção à saúde e a produção de conhecimento. A primeira fase já concluída, possibilita condições de acesso ao local, energia, água, informática, assim como à Praça do Legado, conhecida como o coração da cidade. O espaço ainda contará com praças de mobilidade e centros comerciais e residenciais, unidades de Cuidados à Saúde, Apoio Urbano, Apoio Clínico e Inovação.

Marcelo conta que “A Cidade da Saúde e do Saber é um projeto desenvolvido pela Superintendência Geral da instituição, a partir de experiências internacionais que se aliam aos valores da instituição e as necessidades da população. Temos três frentes de atuação: nosso modelo de negócios na área assistencial, a área comercial e o Centro de Inovação, cujo prédio receberá o maior investimento, cerca de R$45 milhões.”, afirmou.

Além disso, o gestor afirma que um dos objetivos é tornar o Centro de Inovação em um dos maiores hubs de ensino do país, com oportunidades para vários outros players que queiram atuar neste modelo conceitual ou que adotem metodologias e soluções aplicadas na Santa Casa de Passos.

APOSTA EM NOVAS SOLUÇÕES E A UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA

Enquanto as obras para construção da Cidade da Saúde e do Saber avançam, a Santa Casa de Passos amplia seus investimentos em soluções para melhoria do atendimento aos pacientes. A recente contratação das ferramentas ClinicalKey e Clinical Pharmacology, da Elsevier, são as novas apostas para o aperfeiçoamento e o fortalecimento da área assistencial da instituição e ao ensino e à pesquisa.

Marcelo Soares entende que a adesão às ferramentas, além de contribuir para a otimização do atendimento em mais de 60 municípios, favorece o posicionamento de mercado e também a solidificação dos objetivos estratégicos da instituição.

“Encontramos na Elsevier um parceiro com atuação global que, por meio de informações analíticas e tecnológicas, apoia toda a nossa equipe de médicos e enfermeiros. Isso nos motivou a impulsionar a inovação, a qualidade e a segurança. Acreditamos que as soluções da Elsevier nos darão capilaridade e qualidade com mais segurança”, avalia Marcelo.

O gestor também acredita no potencial das novas soluções para maior e melhor desenvolvimento da Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Passos. “A Elsevier vai possibilitar a utilização de recursos avançados para apoiar a transformação digital que queremos promover com a construção da unidade de ensino e pesquisa. O que queremos é estar na vanguarda do conhecimento e trazer algo novo que revolucione o nosso modelo de atuação”.

As unidades assistenciais terão um ganho elevado com a base de dados bibliográfica e amplo acervo de conteúdos disponíveis no ClinicalKey. Tanto pela facilidade do acesso às evidências científicas, quanto pelo salto de qualidade em processos, atendimentos e a utilização de evidências clinicas na atuação de médicos, residentes e estudantes de diversas áreas do hospital.

“Hoje, a medicina é baseada em evidência. Então, se temos um parceiro que oferece acesso rápido, fácil e seguro a essa evidência através de vários dispositivos digitais com altíssima praticidade e conveniência, poderemos atuar nas condutas terapêuticas, revisando e atualizando os protocolos. Olhando para os aspectos do ensino, os ganhos também são elevados, pois teremos acesso a centenas de periódicos e livros de referência mundial, atualização científica de primeira linha e em tempo real”, considerou Marcelo.

“As quatorze residências médicas da Santa Casa de Passos devem se beneficiar em um ambiente virtuoso, onde os residentes terão a possibilidade de potencializar o seu desenvolvimento contribuindo com o crescimento da Santa Casa”. De acordo com Marcelo, as ferramentas da Elsevier garantem rapidez e segurança na tomada de decisão com suporte técnico e científico de alta qualidade.

Em relação ao Clinical Pharmacology, a plataforma fornecerá apoio para decisões medicamentosas mais rápidas, inteligentes e seguras, a expectativa é ampliar a análise de interações de drogas. O Clinical Pharmacology suportará os processos de farmácia propiciando apoio ao farmacêutico nas condutas técnicas e na orientação quanto aos fármacos e evidências. Em um segundo momento, será possível a plataforma ao prontuário eletrônico para que se tenha todos esses elementos de forma ampla e ágil. A expectativa é promover a interoperabilidade entre os sistemas para desburocratizar e otimizar o uso deles, integrando a farmácia a todo o corpo clínico do hospital.

Marcelo destaca que a instituição contará com uma grande matriz de pontos de vista diferentes, suportada por inovações e baseadas em evidências cientificas. “Teremos a possibilidade de avançar de forma rápida na disseminação do conhecimento entre as equipes, fomentando a pesquisa para levar nossa região à vanguarda da inovação em saúde e que será potencializada na Cidade da Saúde e do Saber. Estamos diante de uma grande oportunidade de promover a transformação digital por meio da inovação e do ensino.” finalizou

13/02/2023
0 / 1

Cidade da Saúde e do Saber irá contar com soluções da Elsevier

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados