35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 15/02/2017
Santa Casa Realiza Simulado de Desastre em Grande Escala
A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, o seu 1º Simulado do Plano de Contingência de Desastre em Grande Escala.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, o seu 1º Simulado do Plano de Contingência de Desastre em Grande Escala, que colocou em prática o seu plano de atendimento a múltiplas vítimas. A ação tinha como objetivo preparar toda a equipe para atuar com segurança, de forma organizada e mais efetiva em situação de tragédia em grande escala.


O exercício aconteceu em parceria com o Grupo CMP, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, AB Nascentes das Gerais, DEER, Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Grupo Coliseum. O simulado foi ativado a partir de uma situação hipotética de acidente na Construtora CMP, que vitimou doze pessoas, encaminhadas à Santa Casa de Passos.


Conforme a simulação, dentre as vítimas, encontravam-se pessoas com fraturas diversas, graves ferimentos e óbitos. "Recebemos a informação do acidente às 09h50min e iniciamos imediatamente o nosso plano de contingência. Tudo ficou ainda mais real por causa dos atores que se passavam por familiares, que chegaram ao hospital emocionalmente abalados, aos gritos e choros, procurando por seus parentes” informou Berenice Cristina de Oliveira, técnica de segurança do trabalho do hospital. “Ao simularmos situações de emergência como essas, consideramos a preparação, o acionamento e a chegada das equipes, a organização e o tempo, garantindo a segurança e eficiência do atendimento. Todas as áreas tiveram que rodar seus respectivos planos para casos de situação de crise. O exercício coloca em prática o que está previsto na teoria, o que resulta em maior integração e preparo de todos para as circunstâncias reais. Essa é uma realidade bem plausível de acontecer”, explicou.


Ao final, todos os envolvidos se reuniram no salão nobre do hospital para avaliação do simulado. Daniel Porto Soares, diretor administrativo agradeceu a todos pelo envolvimento “O Simulado foi um sucesso graças a grande mobilização necessária para a sua realização, com muitas variáveis envolvidas para que a gente pudesse obter um bom resultado. A participação de todos os parceiros como o Grupo CMP, SAMU, Corpo de Bombeiros, AB Nascentes das Gerais, DEER, Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Grupo Coliseum, Escola Técnica da Santa Casa, voluntários da Pastoral da Saúde e outros voluntários, foi fundamental para que pudéssemos colocar em prática o nosso protocolo de atendimento a múltiplas vítimas. Temos melhorias para serem feitas, aperfeiçoar algumas etapas, o que é natural que aconteça, afinal o treinamento tem essa finalidade. Agradecemos o comprometimento de todos os envolvidos. A Santa Casa dá um passos importante na sua estrutura, tendo um protocolo de atendimento a múltiplas vítimas”.


A Santa Casa de Passos é acreditada em excelência pela Organização Nacional de Acreditação e faz parte do Programa Internacional de Acreditação (Qmentum) do Canadá. Recentemente, foi apontada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um dos hospitais brasileiros que atendem a critérios de qualidade importantes para aferir o padrão de assistência prestada à população.

15/02/2017
0 / 3

Santa Casa Realiza Simulado de Desastre em Grande Escala

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados