35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 20/03/2017
Dia da Disfagia é Lembrado na Santa Casa de Passos
No próximo dia 20 de março, é celebrado o Dia de Atenção a Disfagia. Para marcar o dia, o Centro de Vida Saudável convida a todos para participar de palestra.

No próximo dia 20 de março, é celebrado o Dia de Atenção a Disfagia. Para marcar o dia, o Centro de Vida Saudável convida a todos para participar da palestra de orientação sobre a disfagia, ministrada pelo setor de Fonoaudiologia, no dia 23 de março, às 10h no auditório do Centro de Vida Saudável.


A disfagia nada mais é que a dificuldade de engolir alimentos ou saliva. Pode acontecer em várias fases da vida, porém, é mais recorrente na velhice, devido a várias causas como o envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.). Além incidentes como acidente vascular encefálico (derrame), traumatismo craniano, doenças neuroló-gicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço e pode desencadear vários prejuízos à saúde. Na disfagia o alimento ou a saliva, desvia da via de alimentação e obstrui parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Devido a dificuldade de se alimentar, a disfagia além de provocar problemas emocionais e isolamento social, causa problemas sérios como desidratação, desnutrição e pneumonia, além do risco de morte por asfixia.


Para mais informações, entre em contato com o Setor de fonoaudiologia Santa casa de Passos pelo telefone 3529-1464 ou no Centro de Vida Saudável pelo telefone 3529-1447.

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados