35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 08/05/2017
13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele é Realizada no HRC
O Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) realizou em abril último, a sua 13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele.

O Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) realizou em abril último, a sua 13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. A campanha, de nível regional, foi organizada pelo Serviço Social do hospital, que disponibilizou 200 vagas para Passos e região. Foram 26 municípios convidados.


Cerca de 40 profissionais que se voluntariaram para os atendimentos, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, auxiliares administrativos, voluntários, além dos setores que ficaram à disposição como Central de Esterilização e Laboratório de Patologia. A campanha teve início às oito da manhã com uma palestra sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento do câncer de pele, com o médico oncologista Pedro de Castro Mendes. Em seguida, os pacientes foram encaminhados para o Gapop-r (Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos e Região), onde foi servido um café-da-manhã especial para os participantes.


Segundo o médico oncologista Paulo César Felipe Franco, a incidência de câncer de pele é maior em pessoas de olhos e cabelos claros, pele seca e clara, com história de casos na família e que tenham feridas avermelhadas, escamativas, que estão crescendo e sangrando. Além disso, ocorrências de câncer de pele podem ser percebidas por meio de pintas, principalmente na cor preta e que esteja apresentando coceira, sangramento e modificação no tamanho, textura ou forma.


De acordo com a assistente social Solange Lima, 129 pacientes foram atendidos, provenientes de 23 municípios. Foram 31 procedimentos realizados no dia da campanha, sendo 13 confirmados com câncer de pele e vão seguir em acompanhamento no HRC. Outros 35 pacientes foram encaminhados para procedimentos posteriores. Ela ressalta que o número de participantes poderia ser maior. “Esperamos que no próximo ano haja um empenho maior dos gestores dos municípios, para que encaminhem mais pacientes para a campanha, para assim atendermos 100% do número de vagas” ressaltou. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 25% de todos os diagnósticos da doença, no Brasil. Em 2016, foram registrados mais de 180 mil novos casos de câncer de pele (não melanoma), no País.


Neste ano, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele do HRC, foi realizada em 8 de abril para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer. O dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer. Projeções como a do Observatório da Oncologia, por sua vez, apontam que o câncer deve se tornar a principal causa de mortes até 2029.


Municípios participantes da campanha:


Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cassia, Doresópolis, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Passos, Piumhí, São Sebastião do Paraíso, Pratápolis, São Joao Batista do Glória, São Pedro da União, São Roque de Minas, São Sebastiao do Paraiso, Vargem Bonita.


Médicos que participaram da campanha:


Dr. Cleuber Barbosa de Oliveira; Dr. Luiz Gustavo Hermógenes Pereira; Dr. Diogo Almeida Lima;
Dra. Rosana Cardoso Regazinni; Dr. Paulo Cesar Felipe Franco; Dr. Pedro Mendes de Castro; Dr. Rodrigo Calixto Mattar; Dr. Adilson Faccio; Dra. Rosana Cardoso Regazinni; Dra. Maísa Simonoso.

08/05/2017
0 / 4

13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele é Realizada no HRC

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados