35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 13/07/2017
Você Conhece o ECA?
O Plano de Saúde Santa Casa lembra a todos sobre o Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Aprovado no Congresso Nacional, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o marco legal que reuniu reivindicações de movimentos sociais que trabalhavam em defesa da ideia de que crianças e adolescentes são também sujeitos de direitos e merecem acesso à cidadania e proteção. O ECA foi publicado sobre a lei federal nº 8069, no dia 13 de julho de 1990.


O objetivo maior do Estatuto da Criança e do Adolescente é proteger a criança e o adolescente de toda e qualquer forma de abuso, bem como garantir que todos os direitos estabelecidos na Constituição lhes sejam assistidos. Além de disciplinar os mecanismos os quais devem ser utilizados para que a família, a sociedade e o Estado garantam todos os direitos inerentes ao menor.


A criança e o adolescente passam a ser sujeitos de direitos e o Estado deve os assistir para lhes proporcionar condições de desenvolvimento completo, em todos os sentidos, intervindo quando lhes faltam proteção no seio familiar e também elaborando condições para que seu progresso físico, mental e social seja pleno.


Entre as principais vitórias conquistadas pelo ECA estão: a diminuição dos casos de mortalidade infantil, redução  do trabalho infantil, além da queda no índice da gravidez na adolescência.


Os indicadores mostram um relevante progresso em prol das crianças e adolescentes. Em grande parte, em decorrência do ECA, que é uma das principais ferramentas de garantia do cumprimento dos direitos dos meninos e meninas de todas as classes sociais

Maria Cristina
Assistente Social do Centro de Qualidade de Vida
Plano de Saúde Santa Casa

 

Fontes:
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6637

http://portal.metodista.br/gestaodecidades/noticias/20-anos-do-eca/o-que-e-o-eca

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhGqIAG/eca-comentado-2016

13/07/2017
0 / 1

Você Conhece o ECA?

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados