35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 01/10/2017
Plano de Saúde Santa Casa Nos Lembra do Dia do Idoso
Veja 13 dicas úteis que ajudarão o idoso a se manter feliz e saudável.

1. Aprender algo novo: nunca é tarde para descobrir coisas novas. Deve-se incentivar o idoso a buscar por atividades que possam despertar aptidões, como teatro, dança, aula de línguas ou trabalhos voluntários.


2. Alimentar-se bem: comer frutas e vegetais, diariamente, ajuda a combater o processo de desgaste das células que nos faz envelhecer.


3. Movimentar-se: exercícios trazem diversos benefícios à saúde. A pessoa idosa deve procurar uma atividade que dê prazer ou simplesmente sair de casa, caminhar ao ar livre.


4. Permanecer ao ar livre: a vitamina D, obtida com o auxílio dos raios solares, ajuda na fixação do cálcio e melhora o ânimo. Mas não pode esquecer o protetor solar!


5. Exercitar a mente: manter o cérebro ativo, com atividades que forcem a mente a pensar. É bacana buscar atividades como ler, escrever, desenhar etc.


6. Fazer exames regularmente: realizar, ao menos uma vez ao ano, um check up na saúde. Verificar se tudo está em ordem. Problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares podem ser tratados com sucesso, se detectados precocemente.


7. Dormir bem: o tempo de sono não é igual para todos e nem para todas as idades. Precisamos dormir bem em todas as idades. Bom é descobrir qual é seu tempo necessário de sono. Problemas como depressão, perda de memória ou baixa no sistema imunológico serão evitados.


8. Evitar o estresse: cultivar o bom humor ajuda a poupar a saúde emocional.


9. Cantar: o exercício respiratório que fazemos quando cantamos é saudável e combate o estresse.


10. Hidratar-se: tomar 6 a 8 copos de líquido, diariamente. Preferencialmente água ou suco de frutas naturais coados.


11. A casa tem que ser segura e livre de riscos (degraus, objetos soltos, tapetes etc.): essas pequenas, mas importantes atenções, evitam machucados, escorregões, quedas e fraturas.


12. Não informar a estranhos, por telefone, pessoalmente ou na internet, dados bancários e referências de onde e como vivem.


13. Evitar o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas: o álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo, afetando a oxigenação dos tecidos da pele. Além disso, como o álcool e o tabagismo provocam danos nas células saudáveis do corpo, elevam as chances de doenças como diabetes, hipertensão e problemas neurológicos como o Mal de Parkinson. Sendo assim, é bom deixar esses vícios de lado.

Você sabia que o Plano de Saúde Santa Casa, por meio do programa Reviver, oferece atividades voltadas para pessoas acima de 60 anos, proporcionando momentos saudáveis e prazerosos, pelas diversas iniciativas promovidas por uma equipe multiprofissional? São atividades como oficinas terapêuticas, coral, exercícios físicos e passeios, entre outras.

01/10/2017
0 / 1

Plano de Saúde Santa Casa Nos Lembra do Dia do Idoso

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados