35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 27/11/2017
HRC Realiza 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata
Na tarde da última sexta-feira, 24 de novembro, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizou a 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata.

Na tarde da última sexta-feira, 24 de novembro, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizou a 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. Este é o mês de prevenção e alerta sobre o diagnóstico precoce da doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens.


A Campanha visa disponibilizar atendimento precoce, que possibilita que os casos suspeitos sejam encaminhados para tratamento no Hospital. Foram convidados 25 municípios, destes 19 encaminharam pacientes, com um total de 69 homens. Dos critérios para participação, destaca-se: homens com idade a partir de 50 anos que nunca passaram por um urologista ou de menor idade que tenha histórico de câncer de próstata na família.


Durante o mês também aconteceram palestras em diversos municípios da região e também para os colaboradores da Santa Casa e do HRC. Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais comum em homens depois do câncer de pele não-melanoma. Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente.


Mas deve-se ficar atento a alguns sintomas como:

  • Dor ou ardor durante a micção;
  • Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;
  • Disfunção erétil, impotência;
  • Sangue na urina ou no esperma;
  • Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
  • Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso é importante procurar um médico especialista para fazer o diagnóstico correto. Quanto mais cedo procurar o médico e fazer tratamento, maior é a chance de cura.

27/11/2017
0 / 11

HRC Realiza 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados