35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 10/02/2018
Quinta turma de residência médica da Santa Casa conclui formatura
Foram onze formandos, das áreas de Anestesiologia, Clínica Médica, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Pediatria

Aconteceu em 3 de fevereiro de 2018, a formatura da V turma de Residência Médica, no espaço Capella do Choop e contou com a presença da Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Coordenadores dos Programas de Residência Médica, Médicos do Corpo Clínico e familiares dos médicos residentes formandos.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP) institui a Residência Médica como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sendo uma forma de treinamento em serviço que permite o aperfeiçoamento em diversas áreas de atuações ligadas à Saúde. Administrada pela Comissão de Residência Médica (COREME) e criado, em 2012, o programa de Residência na SCMP vem efetuando com maestria a formação profissional de seus residentes.

Foram onze (11) formandos, que cursavam nas seguintes áreas; Anestesiologia, Clínica Médica, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Pediatria.

Com processos de qualidade, comprovados por certificações nacionais e internacionais, a SCMP oferece um atendimento de excelência na assistência médica ofertando serviços e produzindo grandes resultados a clientes particulares, planos da saúde suplementar e ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a residente formanda Drª. Leandra de Souza Pereira Terra “Estar aqui significou acreditar que SUS existe e pode funcionar com os melhores índices de qualidade e resultados em uma área que temos dois pacientes ao mesmo tempo”; Estar aqui ensinou-me a buscar constantemente o aprendizado, a dedicação e empenho. Tudo isso devido a boa aceitação dos profissionais nos ensinamentos diários, aos coordenadores e preceptores por lutar diariamente pela nossa formação” que acompanhada de sua colega; também formanda, Drª. Bruna Yanagida da Costa residiram na área de Ginecologia e Obstetrícia.

Com a aquisição do reconhecimento de excelência internacional – QMentum – A Santa Casa de Passos se tornou a primeira Santa Casa de Minas Gerais e a segunda do Brasil a ser certificada com padrões de qualidade internacional. O que influência na formação dos novos médicos, que escolhem a SCMP para fazer sua residência.

Conforme palavras da formanda Drª.Monique Godinho Rosa que residiu na área da Clínica Médica. “Tenho muito orgulho de ter realizado minha residência de clínica médica nesse hospital de excelência e ter feito parte da equipe de clínica médica nesses dois anos.”
Os formandos Drª. Bárbara Mendes Haddad que junto de seus colegas Dr. Arthur Costa Morais Tavares e Dr.Tiago de Oliveira Cunha, residentes na área de Cirurgia Geral concordam que a excelência faz parte da instituição: “Ter a oportunidade de trabalhar num hospital internacionalmente credenciado, nos dá uma formação que raramente encontra-se em outra instituição, a Santa Casa de Passos nos forma médicos de corpo e alma tendo sempre o cuidado ao paciente me primeiro lugar.” (Dra. Barbara Mendes Haddad).

Possuindo uma equipe sempre preparada para melhor atender Passos e região, com um excelente corpo clínico e equipamentos modernos. Os pacientes que procuram a SCMP, encontram o que há de melhor na região.

Segundo a formanda Drª. Dayane Menezes Terra que residiu na área da Cardiologia “Para mim, é um orgulho compartilhar deste local de trabalho com profissionais tão capazes e dedicados. Agradeço pela oportunidade dada, por tudo que aprendi, por sempre ter me tratado com respeito e igualdade.”

De acordo com a formanda Drª. Natália Maria Neiva e Oliveira “Toda essa formação se constitui de uma equipe multiprofissional, que nos alimenta com uma troca de conhecimento, cumplicidade e confiança, que não mede esforços para oferecer o melhor para nossas crianças.” a residente que junto de sua colega Drª. Camila Fortuna Dias Campos residiram na área da Pediatria.

“Agradecemos prontamente a toda equipe da Santa Casa de Misericórdia de Passo, pelos três anos de convivência e parceria, sem os quais nada seria possível. Aos mestres preceptores em especial, pela paciência, companheirismo, dedicação e troca de conhecimentos.” disse o formando Dr. Tarcísio Bossi Cândido que junto de se colega Dr. Leandro Martins Andrade residiram na área de Anestesiologia.

A SCMP já possui uma experiência acumulada nessa modalidade de formação profissional com programas de residência em 10 áreas sendo elas; Anestesiologia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, pediatria e Radioterapia. O publico alvo está destinado a médicos egressos de cursos de graduação em Medicina, credenciados pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

10/02/2018
0 / 3

Quinta turma de residência médica da Santa Casa conclui formatura

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados