35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 05/04/2018
Santa Casa de Passos promove Simpósio sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência
Objetivo é de informar e conscientizar PCDs sobre oportunidades e dificuldades na busca por trabalho

Com o tema “Possibilidades e Desafios”, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizará no próximo dia 17 de abril o 3º Simpósio Sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência, uma iniciativa do setor de Gestão de Pessoas, com o objetivo de informar e conscientizar os portadores de deficiência sobre as oportunidades e dificuldades que enfrentam na busca por trabalho e também agregar conhecimentos aos empresários sobre as leis que atuam nesta área. O evento é gratuito e será realizado na Câmara Municipal de Passos.

Segundo a analista de Gestão de Pessoas e coordenadora do Simpósio, Ana Paula Maia Benjamim Miareli, esse evento é importante para refletir e discutir sobre os possibilidades e desafios na contratação da pessoa com deficiência. “A sociedade ainda apresenta muita dificuldade em incluir a Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho, e através das palestras e da mesa redonda gostaríamos de envolver os empresários e gestores para que possam conscientizar da sua responsabilidade social” destacou.


Desta forma, este 3º Simpósio irá discutir diversos assuntos relevantes à promoção da pessoa com deficiência, como a palestra “A hora é essa!” do Analista de Sistemas e Palestrante Motivacional Eder Flávio Barbosa. Eder tornou-se cadeirante em 2001, quando sofreu um acidente automobilístico. Desde então busca motivar a todos com sua história de vida e superação. Outro destaque do evento será a realização de uma mesa redonda, que irá debater o tema “Do Contratante ao Contratado: Uma parceria de Sucesso”.


Convidada especial


O evento traz uma convidada especial: a consultora de inclusão de profissionais com deficiência Carolina Ignarra, que irá ministrar a palestra “A responsabilidade da liderança para uma cultura que respeita a diversidade".


Carolina é sócia-consultora da Talento Incluir, empresa que insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ficou paraplégica aos 22 anos. É formada em Educação Física e uma das integrantes do elenco de "Noturno Cadeirantes", musical da Oficina dos Menestréis apresentado desde 2003 no Teatro Dias Gomes, em São Paulo. Desde 2004 aplica treinamentos de conscientização sobre inclusão socioeconômica das pessoas com deficiência e desenvolve programas de inclusão dessa população nas organizações. É também palestrante da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e da Gestão & RH. É autora dos livros “INCLUSÃO – Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência” e “Maria de Rodas – delícias e desafios na maternidades de mulheres cadeirantes”, juntamente com Flávia Cintra e Tatiana Rolim.


Segundo Carolina, o maior propósito é a equidade nas relações humanas “Eventos como esse da Santa Casa, fazem a gente expandir o conhecimento e proporciona a transformação na vida das pessoas. Ser diferente é apenas não ser igual. É aprender a se relacionar melhor com as pessoas e suas características. Em 2001, sofri um acidente de moto, fiquei cadeirante e 3 meses depois minhas gestoras (Andressa Pinheiro e Elaine Patta) bateram na porta da minha casa e me convidaram para voltar para o trabalho. Costumo dizer que não deu tempo nem de eu chorar e já estava trabalhando de novo. E com o trabalho pude conquistar todos os meus sonhos. Voltei para o trabalho de uma forma muito humana e hoje entendemos os ganhos de uma gestão com cumplicidade, desafios, cobranças e reconhecimentos" ressaltou.


O evento tem como público-alvo a população em geral, as pessoas com deficiência e empresários de Passos e região. As inscrições são gratuitas pelo site www.scpassos.org.br.

 


 

05/04/2018
0 / 1

Santa Casa de Passos promove Simpósio sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados