35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 10/04/2018
Na SCMP, setor de Fonoaudiologia começa em 2000
Entre os anos de 2000 e 2003, todos os atendimentos foram voluntários e atuavam no berçário, UTI Neonatal e nos setores adultos

A Fonoaudiologia é a ciência que estuda as funções neurovegetativas; Mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração, e estuda também a comunicação humana. Atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas nas áreas de comunicação oral e escrita, voz, audição, deglutição, amamentação, gerontologia, neurofuncional, fonoaudiologia do trabalho, neuropsicologia, motricidade orofacial e saúde coletiva.


Na Santa Casa de Misericórdia de Passos, esse setor se deu início no ano de 2000 com palestras voluntárias para gestantes no PROMAI com as Fonoaudiólogas Joane Conte, Cíntia Brito, Edna e Audrey. Entre os anos de 2000 e 2003 todos os atendimentos foram voluntários, e atuavam no berçário, UTI Neonatal e nos setores adultos. Em 2005/2006 foi criado o aprimoramento em Fonoaudiologia. Desde esse momento o setor só vem crescendo, e hoje em dia abrange todos os setores: UTI adulto, coronária, UTI neo natal, maternidade, alas, urgência, emergência, PROMAI, Centro de Vida Saudável e Hospital Regional do Câncer. Realizando também os exames de Videofluroscopia, teste orelhinha, BERA.


No atendimento hospitalar o fonoaudiólogo é responsável pela avaliação e reabilitação da deglutição, quase sempre no período de internação. Com uma equipe altamente preparada, a Santa Casa conta atualmente com 12 fonoaudiologas, que trabalham eventualmente em cada setor do hospital. Contando com essa equipe, a instituição cumpre com o seu objetivo a indicação de via de alimentação e mudanças de consistências, resultando na prevenção de pneumonias aspirativas e diminuição de reinternações.

 


 

10/04/2018
0 / 1

Na SCMP, setor de Fonoaudiologia começa em 2000

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados