35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 18/05/2018
Santa Casa de Passos celebra Dia de Doação de Leite Humano
Data simboliza a união de esforços de 23 países da América Latina, Europa e África

O dia 19 de Maio é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. A data simboliza a união de esforços de 23 países da América Latina, Europa e África para a salvaguarda da vida de milhões de crianças.

O Complexo Materno-Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Passos possui um Banco de Leite, que atende principalmente os bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital. O Banco de Leite Humano tem como missão incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, diminuindo os índices de mortalidade infantil, visando à melhoria da qualidade de vida dos bebês, nos casos em que a própria mãe não pode amamentá-los.

Os procedimentos tem o apoio da equipe multiprofissional do banco de leite da Santa Casa de Passos, que é formado por médicos, enfermeiros, nutricionista, bioquímico, psicóloga e serviço social. O leite coletado é pasteurizado e utilizado quando necessário. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, pois nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês.

De acordo com a enfermeira Andreia Lima dos Santos, para doar, a mãe precisa apresentar excesso de leite, deve ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação. “A doação de leite humano é um ato voluntário de mulheres que estão amamentando. Elas doam o seu leite excedente para ser processado e distribuído com qualidade certificada aos bebês hospitalizados, principalmente aqueles que nasceram prematuros e/ou com baixo peso.

Precisamos incentivar a amamentação e valorizar as mães doadoras, pois sem elas de nada adiantaria a infraestrutura e o nosso serviço” completou Andreia, ressaltando ainda que o banco de leite é totalmente seguro e só traz benefícios para as crianças, uma vez que para elas é imprescindível o aleitamento materno durante, pelo menos, os 6 primeiros meses de vida, mesmo que seja o leite pasteurizado de outra mãe. “Por isso é tão importante doar. Afinal, muitas mães produzem leite suficiente para seus bebês e para doar para outros” finaliza Andreia. O Banco de Leite da Santa Casa de Passos funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. Informações: (35) 3529 1568.
 

18/05/2018
0 / 1

Santa Casa de Passos celebra Dia de Doação de Leite Humano

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados