35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 13/11/2018
Santa Casa Promove XV Jornada De Estomaterapia e II Jornada De Pesquisa Em Estomaterapia
O evento tem o objetivo de capacitar equipes de enfermagem nos cuidados com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências anal e urinária.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos promoveu nos dias 09 e 10 de novembro, a XV Jornada de Estomaterapia e II Jornada de Pesquisa em Estomaterapia, com o objetivo de capacitar equipes de enfermagem nos cuidados com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas, incontinências anal e urinária. O evento, realizado pela Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP) da Santa Casa, reuniu mais de 180 participantes no auditório do Colégio Imaculada Conceição em Passos, trazendo profissionais renomados e temas extremamente importantes para a prática assistencial.


A primeira mesa de discussão foi sobre “Sepse Pélvica Perineal: Síndrome de Fornier, Fístula e Abcessos” conduzida por Rosimar Alves Dutra. O tema “Diagnósticos e abordagem inicial” foi apresentado pelo médico Carlos Renato, cirurgião geral e coloproctologista e coordenador da Residência Médica Cirúrgica Geral da Santa Casa de Passos. "Avaliação e conduta do Cirurgião Plástico" foi a palestra ministrada pelo Médico Cirurgião Plástico Pedro Messias, Membro do Corpo Clínico da Santa Casa de Passos; Professor de Clinica Cirúrgica da Unifenas; Professor da Faculdade de Medicina Atenas. Em seguida, Dr. Pedro Messias, Cirurgião Plástico da Santa Casa de Passos abordou o tema "Fasciite necrotizante pode acontecer em qualquer parte do corpo". O tema "Aplicação do laser no tratamento das feridas cirúrgicas" foi apresentado por Fabíola Arantes Ferreira, Estomaterapeuta do Instituto Arantes Ferreira, que falou um pouco da sua experiência mostrando casos em que a laserterapia foi usada no tratamento dos pacientes. Finalizando a primeira mesa, Danilo Canela Prates, Representante Técnico de Vendas da ConvaTec falou sobre Infecção e Biofilme: uso da prata como aliado no tratamento de feridas.


A 2ª Mesa de discussão foi sobre Feridas no Ciclo Vital. A moderadora foi Dra. Nilzemar Ribeiro de Souza. O primeiro tema dessa mesa foi “Insuficiência Cutânea” pelo Médico Dermatologista Roberson Sousa Ramos, Professor da Faculdade de Medicina da UEMG; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. "O uso das diferentes modalidades de pressão negativa no ciclo vital", foi a palestra ministrada por Mariley Nevoa Moraes, Enfermeira Consultora da Acelity, que apresentou as tecnologias na Terapia por pressão negativa no tratamento das feridas.


A 3ª Mesa de discussão abordou o assunto "Úlceras Vasculagênicas" e teve como moderadora a Ma. Monise Martins da Silva. "Úlceras Vasculagênicas: O que os consensos recomendam?" foi o tema ministrado por Dr. Willian José Da Costa Filho, Cirurgião Vascular da Santa Casa de Passos; membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular; Residência em Angiologia e Cirurgia Vascular; Especialização em Estética Vascular; Especialização em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular; Especialização em Ultrassonografia Vascular. "Terapias avançadas para o manejo das ulceras vasculogënicas" foi a palestra ministrada por Mariley Nevoa Moraes, Enfermeira Consultora Clínica da Acelity que apresentou a definição, tratamento e gerenciamento da úlcera venosa.


A 4ª Mesa de discussão abordou o assunto "Feridas Oncológicas" sob moderação da Estomaterapeuta Rosimar Aparecida Alves Dutra. O primeiro tema foi "Reconstrução de cirurgia de cabeça e pescoço em pacientes oncológicos" ministrado por Raphael Versiani Brugnara D' Oliveira, Médico Residente em Cirurgia Geral na Santa Casa de Passos. A palestra "Manejo das complicações no pós operatório em cirurgias mamárias oncológicas" foi ministrada por Dr. Flávio Dutra Miranda, Mastologista do Hospetal Regional do Câncer de Passos; Professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); Professor do curso de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS); Coordenador do Programa de Residência Médica Santa Casa de Passos (COREME) e Supervisor do programa de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Passos. Fechando a 4ª mesa, o tema foi "Feridas oncológicas: Cuidados Especializados", apresentado pela Ma. Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Estomaterapeuta e Docente IFSULDEMINAS - Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.


A última mesa discutiu "Estomias Intestinais". A moderadora foi a Estomaterapeuta Fernanda Schmidt. O primeiro tema desta mesa foi "Abordagem médica nas Estomias Intestinais" com o palestrante Dr. Thales Carvalho de Lima, Cirurgião Geral da Santa Casa de Misericórdia de Passos; Coloproctologista e Videocirurgião. Em seguida “O uso da convexidade da tecnologia moldável em Estomias” foi o tema de Danilo Canela Prates, Representante Técnico de Vendas da ConvaTec.


Matheus Gomes do Nascimento, estudante do 6º período de enfermagem na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) disse que resolveu participar do evento porque prima pela atualização permanente de conhecimentos “Como estudante de enfermagem, acho interessante conhecer sobre os cuidados de feridas. A Jornada foi excelente, muito organizada. Fiquei muito surpreendido com o nível das palestras, que prenderam minha atenção o tempo todo. É importante participar de eventos como este, relacionados a áreas específicas da enfermagem” ressaltou.


Na manhã de sábado, 10, dando continuidade ao evento, foram realizadas as apresentações de trabalhos científicos e premiações. Nos dois dias, houve sorteio de brindes entre os participantes. O evento contou com o apoio das empresas: Estomalife, Revitalle, Venosan, Convatec, G-Tech, Danone e KCI.


“Nossa avaliação sobre o evento é a mais positiva possível. Um verdadeiro sucesso!”, Foi uma oportunidade única de discutirmos temas relevantes para enfermagem, a serem trazidos por profissionais renomados e disseminadores do saber. A Estomaterapia é uma área que está em franca expansão e que tem possibilitado abertura de novos horizontes na atuação do enfermeiro. É um momento de agregar conhecimento e trocar experiências, consequentemente, melhorando a assistência aos pacientes” avalia Rosimar Alves Dutra, organizadora do evento. 

13/11/2018
0 / 42

Santa Casa Promove XV Jornada De Estomaterapia e II Jornada De Pesquisa Em Estomaterapia

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados