35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 21/11/2018
Simulado de Incêndio e Abandono de Área Mobiliza Equipe da Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, o Simulado de Incêndio e Abandono de Área.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, o Simulado de Incêndio e Abandono de Área, que colocou em prática o seu plano de contingência, a fim de aperfeiçoar o treinamento das equipes diante de uma situação de incêndio e assegurar que pacientes, seus acompanhantes e colaboradores mantenham-se seguros.


O treinamento foi ativado a partir de uma situação hipotética de princípio de incêndio em um dos andares da Unidade Materno-Infantil. Conforme a simulação, uma paciente teria colocado um celular para recarregar e o colocou debaixo do travesseiro, tendo em seguida um curto-circuito, desencadeando o foco do incêndio. "O treinamento coloca em prática o que está previsto na teoria, o que resulta em maior integração e preparo de todos para as circunstâncias reais. Tudo ficou ainda mais real por causa dos atores que se passaram por pacientes e familiares, que ficaram emocionalmente abalados, procurando por seus parentes” informou Lays Fernanda, técnica de segurança do trabalho do hospital. “Ao simularmos situações de emergência como esta, consideramos a preparação, o acionamento e a chegada das equipes, a organização e o tempo, garantindo a segurança e eficiência do atendimento. Uma equipe bem treinada e organizada, em um ambiente de grande circulação e concentração de pessoas, transmite segurança e tem um papel fundamental no caso de um sinistro”, explicou. O simulado durou aproximadamente de 40 minutos e mobilizou cerca de 150 pessoas.


Ao final, todos os envolvidos se reuniram no salão nobre do hospital para avaliação do simulado. O Diretor Técnico da instituição agradeceu a todos pelo empenho e participação “Conseguimos, mais uma vez, realizar um Simulado com eficiência. A participação e comprometimento de todos os envolvidos, voluntários e colaboradores foi fundamental para que pudéssemos colocar em prática o nosso plano de contingência. É claro que temos que aperfeiçoar algumas etapas, realizar as melhorias necessárias, o que é natural que aconteça, afinal o treinamento tem essa finalidade” destacou.


A Santa Casa de Passos possui os seguintes títulos: Acreditação ONA com Excelência; Acreditação Internacional Diamante Canadense Qmentum; Certificação por Distinção em Nível Diamante do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Essas certificações contribuem para a melhoria contínua dos processos assistenciais seguros e com qualidade, baseados na medicina por evidências. “Estamos em um processo de melhoria constante para garantir a segurança e todos nossos colaboradores, pacientes e público em geral” finalizou o diretor.

21/11/2018
0 / 111

Simulado de Incêndio e Abandono de Área Mobiliza Equipe da Santa Casa

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados