35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 26/11/2018
Santa Casa Realiza II Jornada do Centro Cirúrgico
A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou, nesta sexta-feira, 23 de novembro, a II Jornada do Centro Cirúrgico, reunindo alunos, docentes e profissionais da área de saúde.

Buscando promover a qualificação profissional, com novos aprendizados, descobertas e compartilhamento de experiência, a Santa Casa de Misericórdia de Passos, por meio da Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP), realizou, nesta sexta-feira, 23 de novembro, a II Jornada do Centro Cirúrgico, reunindo alunos, docentes e profissionais da área de saúde no auditório do Colégio Imaculada Conceição em Passos. Durante todo o dia apresentou temas relevantes a fim de colaborar com o desenvolvimento técnico-científico, divulgando as práticas de segurança em cirurgia.


 Vivaldo Soares Neto, provedor da Santa Casa, fez a abertura do evento lembrando o compromisso, engajamento e idealismo dos cirurgiões da instituição, que não medem esforços para otimizar a saúde dos milhares de pacientes atendidos. “Acredito que construímos nosso patrimônio com trabalho, mas evoluímos com o conhecimento. Portanto, estar aqui nesta Jornada é buscar o ideal de crescer, de evoluir rumo à excelência na saúde. Assim sendo, em nome da Santa Casa de Passos, parabenizo os organizadores deste evento, os palestrantes que trarão novos paradigmas e também o público presente, que aqui se encontra em busca de conhecimentos e experiências norteadoras” ressaltou.


 Na sequência, o Neurocirurgião da Santa Casa de Passos e Doutor em Ciências pela USP, Matheus Schmidt Soares ministrou a palestra “Neurocirurgia: Inovações e Perspectivas”. O tema seguinte foi “Impacto das Tecnologias e Inovações em Anestesiologia” apresentado por Marcel Resende Lopes, Médico no Serviço de Anestesiologia da Santa Casa de Passos; Supervisor de Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva e Coordenador do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Santa Casa. A Enfermeira Helen Cristina Favoron, Pós-Graduada em Controle de Infecção Hospitalar e Administração Hospitalar e Gerente de Contas da 3M do Brasil, ministrou a palestra “Segurança do paciente cirúrgico” apresentando medidas importantes para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer antes, durante e depois das cirurgias. Logo depois, os médicos Juliano Cândido Batista e Diogo Lima, Cirurgiões Plásticos da Santa Casa de Passos e Membros Titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica abordaram o tema “Cirurgias Reparadoras em Oncologia”. Finalizando a primeira parte do evento, o Médico Geriatra, Intensivista e Nutrólogo Matheus de Medeiros Castro apresentou o tema “Protocolo de Jejum/Nutrições Enterais. Após o almoço, dando continuidade à programação, o Cirurgião Oncológico do HRC e da Santa Casa e Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica/MG, Dr. Cleuber Barbosa, ministrou a palestra “Cirurgias Oncológicas e Paliativas”. O Professor de Cirurgia Cardíaca na UFTM; Cirurgião Cardíaco do Hospital São Francisco e SINHÁ em Ribeirão Preto; Cirurgião Cardíaco na Santa Casa de Misericórdia de Passos, Dr. Ricardo Sgabiere falou sobre “Experiência em Cirurgias Cardíacas na Santa Casa de Passos”. Em seguida, o tema foi “Captação de Órgãos” apresentado pelo Nefrologista Giovanni Verçosa, Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Passos. “Captação, transplante e implante renal” foi a palestra apresentada pelos Médicos Urologista Cleiton Piotto e Sérgio Medeiros. Finalizando o evento, o tema foi “Utilização do indicador ORE para aumento de eficiência das salas de cirurgia e Fluxo de OPME e experiência da aplicação do Projeto LEAN no fluxo de OPME” apresentado pela Administradora Letícia Vaz Pimenta, que atua no Escritório de Melhoria Contínua e na área de Gestão de Custos, Gestão Estratégica (BSC) e Lean Healthcare e também pela Farmacêutica Clínica Josy Maximiano, Supervisora da Cadeia de OPME e CME da Santa Casa.


 O Médico Coordenador do Centro Cirúrgico da Santa Casa, Luiz Gustavo Hermógenes Pereira, destacou a importância dessa jornada, cujas práticas de segurança em cirurgia são compartilhadas. “Tivemos a oportunidade de atualizar e enriquecer o conhecimento, discutindo as perspectivas do Centro Cirúrgico. Estamos muito felizes com o resultado desse evento. A cirurgia é um procedimento de alta complexidade, e por trás desse procedimento existe uma grande equipe que trabalha para que o paciente seja muito bem atendido” ressaltou.

26/11/2018
0 / 23

Santa Casa Realiza II Jornada do Centro Cirúrgico

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados