35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 11/07/2019
Saiba Como Evitar as Doenças de Inverno
Com o início do inverno, a baixa umidade do ar, maior concentração de poluentes e mudanças bruscas no clima favorecem a proliferação de doenças respiratórias.

Com o início do inverno, a baixa umidade do ar, maior concentração de poluentes e mudanças bruscas no clima favorecem a proliferação de doenças respiratórias como gripes e resfriados, pneumonias, bronquites, rinites alérgicas, asmas, dores de ouvido, amidalites, entre outras. Por terem a saúde mais frágil, as crianças e os idosos são os mais afetados. Com alguns cuidados, é possível minimizar os efeitos que essas doenças geram na saúde e no bem-estar de muitas pessoas durante esse período. Para falar sobre esse assunto, convidamos a médica pneumologista da Policlínica da Santa Casa de Passos, Dra. Maira Azevedo Bernardes Santos, que traz informações e os cuidados necessários para a prevenção e o tratamento adequado desses dessas doenças.

 

Quais as doenças mais comuns no inverno?
Resfriados, gripes, pneumonias e rinossinusite ocorrem com mais frequência no inverno, quando o frio também agrava várias doenças respiratórias como a asma.

 

Por que as doenças respiratórias são tão frequentes durante o outono e inverno?
Isso ocorre devido ao efeito danoso direto do frio sobre o epitélio da via aérea. Como se não bastasse essa agressão direta, junto com o inverno chega a baixa umidade do ar. Com o ar mais seco ocorre inversão térmica e a poluição fica mais próxima do solo, o que dificulta a sua dispersão. Isso também acarreta irritação das mucosas provocando exacerbações de quadros de rinite e asma, por exemplo. Além disso, no frio, as pessoas tendem a se acolher mais para se aquecer, fecham as janelas, ficam mais dentro de casa, higienizam menos as mãos e isso favorece o desenvolvimento de doenças.

 

Como podemos prevenir estas doenças?
Para passar tranquilo pela estação mais elegante do ano seguem algumas dicas de como tentar afastar as doenças no inverno:
- Lave constantemente as mãos, principalmente antes e depois de se alimentar, após espirrar ou tossir e depois de usar o banheiro.
- Mantenha a roupa de cama sempre limpa, principalmente os cobertores e evite tapetes e bichos de pelúcia.
- Abra as janelas, o ar deve circular pelos ambientes.
- Evite permanecer muito tempo em locais fechados e com grande quantidade de pessoas.
- A alimentação deve ser a mais saudável possível. Consuma verduras e frutas.
- Beba bastante água, manter-se hidratado facilita a expectoração
- Pratique exercícios físicos, eles aumentam a capacidade respiratória.
- Seque roupas ao sol.
- Vacine-se anualmente contra Influenza. A vacina previne complicações mais sérias da gripe.

 

Que cuidados devemos tomar com as doenças do inverno?
Prevenir é sempre a melhor ideia. Mas caso você tome todos os cuidados e ainda assim comece a apresentar algum sintoma procure seu pneumologista imediatamente. Quanto mais precocemente for iniciado o tratamento adequado melhor a evolução.

 

Quem deve tomar a vacina contra a gripe?
Todas as pessoas. Quem estiver em curso de alguma síndrome febril deve esperar a melhora antes de se vacinar. Como o governo não tem condições de custear imunizantes para toda a população ele oferece a vacina gratuitamente apenas para algumas pessoas que se encontram nos grupos prioritários (idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde, etc). Porém o ideal é que toda a população se vacine anualmente. Quem tiver interesse de se imunizar pode procurar a rede privada. Se tiver alguma dúvida sobre a indicação da vacina, efeitos colaterais ou eficácia procure seu médico. 

11/07/2019
0 / 1

Saiba Como Evitar as Doenças de Inverno

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados