O Programa Buscando Vidas da Santa Casa de Misericórdia de Passos, em parceria com o Instituto Avon, trabalha com a prevenção do câncer de mama. Juntos, buscam vidas e muita esperança.
Vidas de mulheres de todas as gerações para levar uma ideia fundamental: saúde.. que deve começar de peito e alma, com PREVENÇÃO!
O Buscando Vidas possui uma grande rede de atendimento para a detecção precoce do câncer de mama. Essa rede, apoiada pelas secretarias municipais e estadual, é composta por 28 municípios de três microrregiões que formam o Pólo Macro-Passos, com uma população-alvo de mais de 40 mil mulheres, acima de 40 anos.
Área de abrangência do projeto: 31 municípios do sudoeste de Minas Gerais:
Alpinópolis
Bom Jesus da Penha
Capetinga
Capitólio
Carmo do Rio Claro
Cássia
Claraval
Conceição da Aparecida
Delfinópolis
Doresópolis
Fortaleza de Minas
Guapé
Guaranésia
Guaxupé
Ibiraci
Ilicínea
Itamogi
Itaú de Minas
Jacuí
Monte Santo de Minas
Nova Resende
Passos
Piumhi
Pratápolis
São João Batista do Glória
São José da Barra
São Pedro da União
São Roque de Minas
São Sebastião do Paraíso
São Tomás de Aquino
Vargem Bonita
A estratégia do programa se baseia em quatro eixos:
1º- Promoção e Prevenção - Levar informação à toda comunidade sobre a importância da realização de exames anuais: o clinico e a mamografia. Nesse 1º eixo são realizados também vários eventos como palestras e caminhadas.
EXPRESSO DA VIDA
O Expresso da Vida é uma unidade móvel de diagnóstico do câncer de mama que vai beneficiar as mulheres de nossa região. Essa é uma grande estratégia do Buscando Vidas para agilizar os trabalhos, e com certeza, alcançar mais mulheres para a prevenção do câncer de mama!
Quebrando fronteiras, enfrentando os desafios, mobilizando e conquistando adesões, o Buscando Vidas percorre sempre muitos caminhos de Passos e de nossa região.
Novos caminhos, novos horizontes!
2º- Informatização - Foi desenvolvido um sistema de informática para controle e monitoramento de todas as mulheres inseridas no programa denominado SISVIDAS – disponibilizado gratuitamente a todos os municípios, uma importante ferramenta no controle e gestão do programa.
3º- Educação Continuada - É a promoção da educação continuada, acessível a todos os profissionais. Nesses 7 anos de programa foram capacitados cerca de 1.200 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde.
4º- Assistência Integrada - Garantir uma assistência integrada que vai desde ações de educação, passando por diagnóstico precoce e tratamento oncológico, além das cirurgias. A humanização também está presente em todas as ações, porque o respeito e o carinho são fundamentais. Ainda, pensando na fragilidade da alma, na dor e na angústia perante o enfrentamento da paciente com a doença, no Programa Buscando Vidas as cirurgias reparadoras são acessíveis às mulheres que precisam ser mastectomizadas - o que contribuem para restabelecer a autoestima de todas elas. Assim, o ambulatório de mastologia, garante a toda mulher exames complementares e seguimento médico. O tempo médio entre o diagnóstico e o tratamento é de 21 dias. Assim, a doença diagnosticada no início, com tratamento imediato, tem mais chance de cura. Esse é um dos diferenciais do Programa: a qualidade e a rapidez do atendimento.
GRUPO DAMMAS
Sentir-se acolhida, respeitada e valorizada no momento da doença, é imprescindível para a paciente de câncer. Pensando assim, foi criado o Grupo Dammas – Damas de Apoio às Mulheres Mastectomizadas. Grupo DAMMAS realiza reuniões semanais no Centro de Vida Saudável da Santa Casa. O grupo foi criado por meio de uma ação do Programa Buscando Vidas com o objetivo de prestar apoio às pacientes mastectomizadas e familiares na intenção de melhorar a auto-estima e interação social. As reuniões são conduzidas por equipe multiprofissional (Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogas, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e Enfermeiras) além de convidados especiais. Durante as reuniões, as participantes trocam experiências entre si, proporcionando um novo olhar a respeito da doença e assim minimizando as dificuldades enfrentadas durante o período de tratamento.
O Programa Buscando Vidas da Santa Casa de Passos, quer minimizar os altos números de câncer de mama, que atinge anualmente as mulheres de nossa região. Para isso, é importante que a doença seja detectada em seu começo e tratada com qualidade e competência médica.
Objetivo geral:
Contribuir para o funcionamento da rede de atendimento para detecção precoce do câncer de mama, de forma integrada e resolutiva dos níveis de atenção, nas cidades sedes das 3 micro-regiões de abrangência do Pólo Macro Passos tendo como referência a Santa Casa de Passos.
Objetivos específicos:
• Ampliar o acesso de 18.000 mulheres da população de risco, das 3 microrregiões ao atendimento de: rastreamento mamógrafico, mamografia diagnóstica, biópsia, ultra-sonografia e cirurgias.
• Mobilizar e Sensibilizar 100% dos municípios participantes sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
• Promover a educação continuada para 200 profissionais, médicos, enfermeiras e auxiliares de saúde da rede básica das 3 micros.
• Ampliar o cadastro no banco de dados do SISVIDAS para 36.000 mulheres.
Metodologia:
• Reunião com gestores e coordenadores de PSF’s;
• Sensibilizar todos os atores envolvidos no processo: usuários, gestores e profissionais de saúde dos PSF’s;
• Exposição de temas ligados à detecção precoce e caracterização do câncer de mama, de acordo com o contexto social do público, bem como a utilização de materiais didáticos como filmes, datashow, teatros, etc.;
• Elaboração de textos sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama para a exibição em chamadas periódicas nas rádios locais e na mídia impressa;
• Buscar parcerias estratégicas para que seja atingido o maior número de pessoas;
• Atendimento pela equipe no local estabelecido na micro-região;
• Realizar oficinas para treinamento teórico-prático sobre a detecção precoce do câncer de mama;
• Intensificar o rastreamento das mulheres em cada município;
Resultados esperados:
• Acesso de 18.000 mulheres a mamografias;
• Pactuação dos exames e procedimentos efetivada nas 3 micros para a realização de consultas e exames;
• 100% das mulheres atendidas encaminhadas para ambulatorio de mastologista, e com necessidade de retorno, assistidas.
• Palestra efetuada em 100% dos municípios;
• Melhora no nível de informação da população por meio da Mobilização da Caminhada para a conscientização nas 3 micros;
• 200 profissionais capacitados para encaminhamento conforme fluxo e protocolo definidos;
• 36.000 mulheres cadastradas no banco de dados SISVIDAS;
Impacto previsto: Redução da mortalidade, ampliação do acesso aos atendimentos de diagnóstico do câncer de mama.
Parcerias: Secretaria Estadual de Saúde; Secretarias Municipais de Saúde; GRS (Gerência Regional de Saúde); PSFs (Programa Saúde da Família); EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Serviço de Radiologia, Serviço de Anátomo Patologia, Serviço de Mastologia e Serviço de Oncologia da Santa Casa de Passos; GAPOP-R (Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos e Região).