35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 11/10/2019
UNEP Realizou o 1º Wiki Meeting de Reabilitação
O evento foi realizado no auditório do Colégio Imaculada Conceição, reunindo cerca de 100 participantes, entre fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, equipes multiprofissionais e estudantes da área da saúde.

Aconteceu na última sexta-feira, 04 de outubro, o 1º Wiki Meeting de Reabilitação, promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Passos e organizado pela Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP). O evento foi realizado no auditório do Colégio Imaculada Conceição, reunindo cerca de 100 participantes, entre fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, equipes multiprofissionais e estudantes da área da saúde.


O Gerente de Operações da Santa Casa, Marcelo Soares fez a abertura do evento enfatizando a importância da multidisciplinaridade do cuidado em reabilitação. Reforçou o crescimento da integração das diferentes áreas e da melhoria do serviço prestado pela Santa Casa.


A primeira palestra, ministrada pela Fisioterapeuta Amanda Ferraresso, foi apresentado um novo equipamento para tosse assistida de tecnologia nacional, o “Onix”. Destacou as potencialidades do aparelho e de sua interface com o profissional de assistência e leigos.


Na sequência, o Dr. Matheus Castro Medeiros abordou sobre os “Aspectos Nutricionais do Paciente Crítico”. Destacou a importância da individualidade de casa paciente na proposição do acompanhamento nutricional no estado crítico. Apresentou as curvas de perda de massa progressiva e rápida nos primeiros dias de internação em UTI e possibilidades de intervenção no controle da manutenção dos aportes proteicos e energéticos de pacientes críticos durante o avanço dos dias de internação.


O fisioterapeuta Ivens Giacomassi proferiu duas palestras: na primeira sobre “Síndrome Pós UTI”, ou PICS (Post Intensive Care Syndrome), enfático em demonstrar as características deste conjunto de sintomas que envolvem alterações físicas, cognitivas e psiquiátricas e o impacto potencial na redução da qualidade de vida do paciente que passou por cuidados em unidade crítica e ainda na qualidade de vida dos familiares. Com uma abordagem profundamente humanizada, Ivens mostrou exemplos de pacientes que passaram pela PICS e seus depoimentos do período de enfrentamento dos sintomas. Na segunda fala, Ivens Giacomassi, abordou o tema sobre “Mobilização e Reabilitação Precoce no Paciente Crítico” e demonstrou, a partir de suas experiências, que é possível e extremamente importante a mobilização imediata do paciente mesmo quando passa em unidade crítica. Mostrou os resultados expressivos de melhora do paciente na evolução clínica e na qualidade do tratamento. Reforçou a importância da equipe multiprofissional no processo de mobilização, principalmente do enfermeiro que está em contato permanente com o paciente, e da participação do fisioterapeuta na intervenção no processo de reabilitação dos pacientes.


A palestrante Áurea Ferreira apresentou de forma contundente os direitos dos idosos à assistência após a alta hospitalar. Afirmou sobre a importância da assistência multiprofissional e das dificuldades que as famílias têm de solicitar o atendimento multiprofissional por falta de conhecimento das leis que o garantem.


A fisioterapeuta Enza Portomeo e a terapeuta ocupacional Adriana Araújo dividiram o espaço para apresentar a “Atuação Multidisciplinar ao Paciente com Acidente Vascular Encefálico”. Enza focou na introdução de cada profissional e em qual etapa sua intervenção é importante no processo de reabilitação integral do paciente com AVE. Adriana, por sua vez, apresentou a importância da integração e da humanização da equipe multidisciplinar para a reabilitação do paciente e das possibilidades da terapia ocupacional nesse processo.


Na sequência, o Dr. Luiz Henrique Gomes Santos fez uma abordagem atualizada e inovadora sobre “Educação Terapêutica em Neurociência da Dor”. Mostrou os aspectos neuroquímicos e subjetivos da dor. Mostrou que, de acordo com estudos recentes, o aspecto comportamental pode criar um “estado” condicionado para sentir a dor. Conduziu o tema de maneira dinâmica, realizando enquete interativa e mostrando uma visão prática da educação terapêutica.


Como última atividade, aconteceu um momento de interlocução com o público, no qual profissionais da equipe multi da Santa Casa de Passos apresentaram o trabalho realizado na instituição e o processo de construção da equipe e dos serviços. A Dra. Maria Neuman Schmidt, coordenadora Clínica da EMTN da Santa Casa, apresentou um pouco da história do acompanhamento nutricional e o processo de reabilitação e enfatizou a Campanha “Diga Não à Desnutrição” que colhe resultados excelentes no reestabelecimento da saúde do paciente. A fonoaudióloga Suzelei Cristina de Souza mostrou a atuação da área e evidenciou que o trabalho da fonoaudiologia está disponível em todos os setores do hospital e têm crescido cada dia. O acompanhamento psicológico tem peso no processo de reabilitação, disse a psicóloga Laura Morais Neves e juntamente com o serviço de assistência social, representado por Vanessa Elvira da Silva Souza, dá o apoio não somente ao paciente mas à família durante a internação e o acompanhamento após a alta, com o grupo de convivência “AVC – A Vida Continua”, liderado pela Vanessa. Encerrando as apresentações, o enfermeiro Cássio Oliveira Medeiros apresentou o trabalho da equipe de enfermagem no processo de assistência multiprofissional evidenciando que o trabalho da enfermagem é o trabalho do dia-a-dia e o de toda a hora e reforçou que a integração multiprofissional é fundamental para que a resolutividade do problema do paciente seja o melhor.


Ao final, os Coordenadores do Evento Keila Ceris e Jean Arantes, fizeram os agradecimentos, relataram o quanto foi produtivo e positivo o evento e deixaram grande expectativa para a próxima edição.  

11/10/2019
0 / 25

UNEP Realizou o 1º Wiki Meeting de Reabilitação

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados