35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 18/12/2020
Santa Casa de Passos registra marca de 500 cirurgias cardíacas pediátricas
Já foram acolhidas crianças de mais de 40 municípios de Minas Gerais. Bebês dos estados do Acre, Maranhão e Tocantins também receberam a assistência da Santa Casa de Passos em cirurgias cardíacas pediátricas

 A Santa Casa de Misericórdia de Passos celebra neste mês de dezembro a marca de 500 cirurgias cardíacas pediátricas realizadas desde o ano de 2012 na instituição.


 As cirurgias deste segmento são uma das ações do Programa Materno-Infantil (Promai), que busca proporcionar uma assistência integral ao binômio mãe e filho. A cirurgia cardíaca infantil possui alta demanda e antes da inicialização deste serviço na instituição não havia uma unidade para encaminhamento de crianças que nasciam com o diagnóstico cardiopata, o que prejudicava o prognóstico dos bebês.


 Neste período, já foram atendidos a mais de 40 municípios do estado de Minas Gerais, abrangendo áreas como Vale do Aço e Triângulo Mineiro. Em um panorama nacional, a Santa Casa de Passos foi referência no atendimento para regiões como Acre, Maranhão, Amapá, Piauí, Roraima e Tocantins.


 O doutor Ricardo Nilsson Sgarbieri, cirurgião cardiovascular na instituição, reflete que estas 500 cirurgias cardíacas pediátricas representam não tão somente um dado, mas de fato, vidas que foram transformadas.

 

 “Estamos contribuindo para uma área que infelizmente é muito deficitária no país e paralelamente, enxergo esta atividade como uma missão social. Sabemos que realizando estas cirurgias estamos trilhando os passos no mundo de crianças e pais que podem voltar a sonhar. A referência de nossa atuação é o amor”, afirma doutor Ricardo.


 A pediatra, doutora Patricia Maria Valente Pessoa de Mello, parabeniza a instituição por estas ações que possibilitam a transformação de tantas vidas.


 “A Santa Casa de Passos é inclusiva até mesmo em especialidades mais complexas. De fato, uma casa santa, que acolhe pessoas necessitadas de braços abertos. Nossa equipe multidisciplinar é muito promissora e tenho certeza que ainda temos muito a crescer”, menciona doutora Patrícia, ao ressaltar que em Minas a SCMP é o segundo maior serviço no estado.


 O provedor, doutor Vivaldo Soares Neto, descreve a emoção desta conquista histórica. “Vivemos essa missão com dedicação todos os dias, o que nos faz concretizar estas grandes realizações. Este marco abrilhanta ainda mais os diversos atendimentos que realizamos com excelência na instituição”, disse doutor Vivaldo.

 

Transformação de vida
 A família de Antonio, de seis meses, descreve o impacto que a cirurgia cardíaca desempenhou na vida da criança. “Mudou a nossa perspectiva”, concordam Cissa Cassia Barbacena e Rogério Rodrigues Cunha, pais do pequeno.


 Natural de Uberlândia, Antonio enfrenta o tratamento da síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) e saiu vitorioso de duas cirurgias cardíacas realizadas na SCMP.


 “Nós, pais, vivemos um turbilhão de emoções diariamente desde quando recebemos o diagnóstico. Quando busquei o atendimento na Santa Casa de Passos, procurava por esperança e aqui encontrei este sentimento além do que eu imaginava. Foi neste Hospital que pude compreender que cardiopatia não é uma sentença, é uma missão”, refletem Cissa e Rogério.
 

18/12/2020
0 / 1

Santa Casa de Passos registra marca de 500 cirurgias cardíacas pediátricas

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados