35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 03/07/2017
Santa Casa de Passos Recebe Credenciamento Para Realizar Transplantes Renais
Na última quinta-feira, 29, Passos e região receberam a notícia de uma grande conquista.

Santa Casa de Passos é credenciada para a realização de transplante de rins.
Santa Casa de Passos é credenciada para a realização de transplante de rins.

 

Na última quinta-feira, 29, Passos e região receberam a notícia de uma grande conquista. A Santa Casa de Misericórdia de Passos já está credenciada junto ao Ministério da Saúde e ao Sistema Nacional de Transplantes para a realização de transplantes renais. Assim, o hospital agora pode, além de oferecer o tratamento para os pacientes dialíticos, oferecer também a possibidade do transplante, onde o paciente consegue uma qualidade de vida melhor e deixa de depender da máquina.


De acordo com o médico nefrologista Tomás Ribeiro Carvalho, o processo de credenciamento do transplante renal na Santa Casa teve início há cerca de 2 anos. “Foram várias frentes de atuação que incluíram desde a formação da equipe médica e multiprofissional até a organização da estrutura necessária para a realização deste tipo de procedimento (laboratório de imunologia, patologia renal e análises microbiológicas)”.


Para conquistar esse credenciamento foram avaliados os níveis de segurança de atendimento ao paciente e a capacitação das equipes envolvidas. Segundo o diretor administrativo, Daniel Porto Soares, a Santa Casa de Passos conta com estrutura e equipe profissional prontas para corresponder às demandas provenientes do credenciamento. “Esse é um passo muito importante do nosso serviço de nefrologia em relação ao projeto de se transformar num centro regional de nefrologia. Os nossos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise evoluem para um possível transplante renal. Acredito que o maior benefício desse credenciamento é que ele vem enriquecer e ampliar o acesso desses pacientes a essa oportunidade de transplante. A nossa região ganha muito com esse procedimento que a Santa Casa passa a oferecer a partir de agora” ressaltou.


É candidato ao transplante de rim o paciente com insuficiência renal crônica (em diálise ou pré-diálise) que não apresente nenhuma doença grave que contraindique a realização do procedimento. Vale lembrar que após o implante do rim transplantado no receptor, há necessidade de uma carga alta de medicamentos imunossupressores para evitar que o órgão seja rejeitado. Por este motivo, é preciso que o paciente esteja em boas condições clínicas para ser considerado apto. Ainda segundo o nefrologista, a lista de espera para um transplante renal é estadual, porém eventualmente órgãos de outros estados podem ser ofertados para Minas Gerais e órgãos captados no nosso estado também poderão servir pacientes de outras regiões conforme as circunstâncias. A fila do transplante é única, tanto para pacientes do SUS quanto para pacientes de convênios ou particulares.


O transplante renal apresenta duas modalidades. No caso do doador vivo, um parente que apresente compatibilidade com o receptor poderá fazer a doação. Pela lei brasileira, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, somente com autorização judicial. Esta pessoa deve ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por médico para realização de exames que afastem doenças capazes de comprometer sua saúde, durante ou após a doação. Já no caso do doador falecido, o rim é retirado de um doador em morte encefálica e será ofertado à lista de espera de acordo com vários critérios, principalmente o de compatibilidade.


Dr. Tomás explicou que até a realização do primeiro transplante na Santa Casa de Passos, alguns ajustes ainda serão necessários, como a definição do fluxo para que os candidatos de Passos e região sejam inscritos em lista de espera. “Acreditamos que estas pendências serão resolvidas de forma ágil para que os trabalhos sejam iniciados. Isso irá proporcionar aos pacientes renais crônicos de Passos e região a possibilidade de se submeter a um transplante renal sem a necessidade de grandes deslocamentos até os atuais centros transplantadores de referência” afirmou.


O provedor da Santa Casa, Vivaldo Soares Neto, destacou a importância dessa conquista. “Esse é um momento muito especial para todos nós. Esse credenciamento vem coroar todo o trabalho e esforço das equipes para oferecer um serviço cada vez mais qualificado para a nossa população regional” ressaltou.


Atualmente, mais de 120 mil brasileiros têm insuficiência renal e fazem hemodiálise. A cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 21 mil pessoas entram nesse grupo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Sul de Minas outras duas cidades realizam transplantes de rins: o Hospital Escola de Itajubá e o Hospital Samuel Libânio de Pouso Alegre.

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados