35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 01/02/2018
Santa Casa de Passos realiza primeira retirada de órgãos com equipe própria
Procedimento, com duração de três horas, foi realizado em paciente de 59 anos

Na tarde da última quarta-feira (31), a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou a primeira captação de rins para doação, com uma equipe formada exclusivamente por profissionais da própria instituição. O procedimento, com duração de três horas, foi realizado em um paciente de 59 anos, que teve morte encefálica. Os rins captados foram destinados à capital Belo Horizonte.


A equipe médica de Transplante Renal da Santa Casa de Passos é formada pelos médicos Tomás Ribeiro Carvalho, André Martins, Sérgio Medeiros, Sérgio Vargas e Cleiton Piotto. Antes do credenciamento, esse tipo de procedimento era feito apenas por uma equipe enviada pela MG Transplantes.


Esse avanço deve-se ao fato da Santa Casa ter sido credenciada em junho de 2017, junto ao Ministério da Saúde e ao Sistema Nacional de Transplantes, para a realização de transplantes renais. Além da formação em transplantes, a equipe também realizou visitas técnicas e treinamentos para que o serviço fosse implementado de forma segura. “Esse foi o primeiro passo da equipe de Transplante Renal da Santa Casa de Passos. A intenção é muito em breve realizarmos o primeiro transplante de rim na nossa instituição. Ter uma equipe própria de transplante renal permite um acesso mais ágil e cômodo aos pacientes que aguardam um transplante de rim na nossa região” destacou o Nefrologista Tomás Ribeiro Carvalho, coordenador da equipe de transplantes, ressaltando ainda que, a atividade transplantadora no Brasil só se sustentará se a nossa população tiver consciência da importância de ser um doador de órgãos em caso de morte encefálica.


Segundo a assistente social Marina Queiroz, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa de Passos (CIHDOTT), além dos rins, também foram captados fígado e córneas, também destinados para Belo Horizonte. Todo óbito registrado pela instituição é imediatamente informado à CIHDOTT, de forma que a equipe de captação possa trabalhar o mais rápido possível na triagem das informações acerca do paciente, verificando se ele se encaixa como potencial doador. Os critérios são rígidos e a avaliação é segura. Para que uma doação seja concretizada, a família do doador deve autorizar o procedimento. "Quando recebemos a notificação de um possível doador, nos mobilizamos, conversamos com os familiares e viabilizamos todo o processo", explica. Em 2017, a Santa Casa de Passos registrou 9 doações, que beneficiaram 47 pacientes.


Conforme a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), de cada oito potenciais doadores de órgãos, apenas um é notificado. Ainda assim, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo Sistema Público de Saúde (SUS). Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente à sociedade produtiva. O Ministério da Saúde registrou no ano passado um recorde histórico de doadores efetivos, aqueles em que houve o transplante. Enxertos de coração aumentaram 5,3% no ano passado. De fígado, 9,6%. E de pulmão, 19,5%, conforme estimativa do ministério. 

01/02/2018
0 / 1

Santa Casa de Passos realiza primeira retirada de órgãos com equipe própria

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados