35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 26/08/2019
Santa Casa Realiza II Wiki Meeting Aleitamento Materno
Na última sexta-feira, 23 de agosto, aconteceu o II Wiki Meeting Aleitamento Materno realizado pela Santa Casa de Misericórdia de Passos, por meio da Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP).

Na última sexta-feira, 23 de agosto, aconteceu o II Wiki Meeting Aleitamento Materno realizado pela Santa Casa de Misericórdia de Passos, por meio da Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP). O evento aconteceu no auditório do Colégio Imaculada Conceição em Passos e reuniu cerca de 150 participantes entre profissionais da área da saúde, estudantes e convidados, com o objetivo de reforçar a relevância da amamentação para a saúde da criança e promover a atualização dos profissionais da área.


 A abertura foi realizada pela ginecologista e obstetra Maria Paula Moraes Vasconcelos, coordenadora da maternidade da Santa Casa de Passos que ressaltou o trabalho realizado pelo hospital ao longo dos anos no incentivo e promoção do Aleitamento Materno. A primeira palestra foi realizada pela Enfermeira Alessandra Aparecida Gomes Sarno, coordenadora de Enfermagem da Maternidade da Santa Casa de Passos que abordou o tema WABA 2019 Amamentação com Enfoque de Gênero. “A questão do empoderamento é vital em todos os níveis, especialmente para mães e mulheres. O lema é inclusivo e busca ação. São vários fatores que contribuem para o sucesso da amamentação, e o principal é que a mulher se sinta confiante, apoiada e capaz de amamentar”. Em seguida, o tema foi “Leite Materno para o bebe prematuro: muito mais que um alimento” ministrado por Dr. Ricardo Nunes Moreira da Silva, médico pediatra do Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães, que atua principalmente nas áreas: Cuidados Voltados para o Desenvolvimento do RN pré-termo, Cuidados Centrados na Família e Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento de Neonatos e de Crianças. A Palestra seguinte foi “Bicos Artificiais: Vilões ou Mocinhos” pela fonoaudióloga Eliane Aparecida Fonseca Ferreira, avaliadora da IHAC; Tutora do Método Canguru; Membro da IBFAMM; Membro do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e do Comitê Mineiro de Pediatria de Aleitamento Materno. Após um intervalo, o médico Ricardo Nunes Moreira da Silva voltou para falar de dois temas: “Como ajudar o bebe prematuro a sair da UTI neonatal em aleitamento materno exclusivo e com bom ganho de peso” e “Estresse oxidativo e inflamação em prematuros na uti neonatal: efeitos no desenvolvimento”.


Segundo a IBFAN (REDE INTERNACIONAL EM DEFESA DO DIREITO DE AMAMENTAR – INTERNATIONAL BABY FOOD ACTION NETWORK), embora as taxas globais de iniciação ao aleitamento materno sejam relativamente altas, e apesar das recomendações internacionais, apenas 40% de todos os bebês com menos de 6 meses são amamentados exclusivamente e 45% continuam amamentando até os 24 meses. Além disso, existem grandes variações regionais e nacionais nas taxas de amamentação. Aumentar a amamentação ideal de acordo com as recomendações poderia evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano. 

26/08/2019
0 / 17

Santa Casa Realiza II Wiki Meeting Aleitamento Materno

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados