35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 07/03/2020
Santa Casa Inaugura Medicina Nuclear
O setor foi inaugurado hoje, com reunião solene entre médicos, administradores e apoiadores do hospital.

A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza quantidades mínimas de material radioativo através de elementos conhecidos como radiofármacos que permite a realização dos exames de cintilografia.

 

A cintilografia é um método de diagnóstico por imagem amplamente utilizada com finalidades diagnóstica, terapêutica e que auxilia alguns procedimentos cirúrgicos.

 

São realizados estudos de diversos órgãos e tecidos que através da Gama Câmara que é o equipamento que capta/detecta a radiação presente no órgão em estudo do paciente e adquire as imagens para posterior análise e diagnóstico médico.

 

A Medicina Nuclear, é utilizada por várias especialidades, dentre elas, a cardiologia, por exemplo, é uma das que mais utiliza este método. Na cintilografia de perfusão em repouso e estresse permite-se avaliar o fluxo de sangue nas artérias do coração e avaliar isquemia (falta de sangue) no miocárdio ou áreas de infarto.

 

No campo da oncologia a cintilografia óssea, pode detectar metástases precoces em pacientes oncológicos, além de avaliar fraturas, soltura de próteses, processos articulares inflamatórios e pesquisar causa de dores ósseas.

 

A cirurgia radioguiada, um procedimento utilizado na área oncológica, corresponde a uma modalidade cirúrgica, onde a estrutura a ser removida ou biopsiada está marcada com o material radioativo. Essa estrutura que se encontra radioativa será localizada por meio de um equipamento denominado Gama Probe, uma sonda específica utilizada durante a cirurgia.

 

Na endocrinologia também tem seu destaque na avaliação e pesquisa de nódulos tireoidianos e quando indicado tratamento com iodo radioativo para hipertireoidismo e câncer de tireoide.

 

Na pneumologia, para avaliação de embolia pulmonar, na neurologia para avaliação de perfusão cerebral e diagnóstico de demências, na gastroenterologia para diagnostico de refluxo gastroesofágico e pesquisa de sangramentos digestivos, na nefrologia para avaliação dos rins e vias urinárias, entre outros.

 

São exames seguros, não invasivos e praticamente indolores e que fornecem informações do ponto de vista funcional e molecular que outros exames não são capazes de detectar.

 

Podem ser realizados em qualquer faixa etária, desde a primeira infância, a adolescentes, adultos e idosos, sem representar riscos à saúde, com restrição para gestantes e mulheres que estão amamentando.

 

Os radiofármacos podem ser administrados por via oral, venosa ou inalatória e possuem meias-vidas física e biológica curtas, de forma a serem rapidamente eliminados do corpo do paciente através da urina.

 

O setor de Medicina Nuclear vem para integrar e aprimorar o setor de diagnóstico da Santa Casa de Misericórdia de Passos facilitando o acesso dos pacientes a essa tecnologia e trazendo maior comodidade para toda população passense e municípios vizinhos. 

07/03/2020
0 / 1

Santa Casa Inaugura Medicina Nuclear

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados