35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 22/11/2021
Homenagem ao Barão de Passos é realizada na Câmara de Passos
Momento contou com entrega de placa para família, menção honrosa à Santa Casa de Passos e discurso do superintendente geral da Instituição

Nesta segunda-feira, 22, a Câmara Municipal foi palco para uma homenagem póstuma ao senhor Jerônimo de Melo Pereira e Sousa e D. Bárbara Peregrina de Carvalho Mello, barão e baronesa, que foi recebida pela tataraneta, Maria Lúcia Fonseca Andrade. O intuito foi reforçar a importância indiscutível das duas figuras para o desenvolvimento da cidade.

O vereador Alex Bueno apreciou a presente proposição que segundo ele “Tem como objetivo homenagear a história e relevância do Barão e Baronesa de Passos na construção de nosso município”, disse.

Doutor Vivaldo Soares Neto, provedor da Santa Casa de Passos também recebeu a placa dedicada ao Centro de Memória da Instituição “Cumprimento a todos os vereadores e demais autoridades aqui presentes, e é com muita alegria e satisfação que recebemos esse ato de reconhecimento do Legislativo de Passos. Esse personagem que está sendo homenageado foi um visionário, tanto quanto instituição, quanto comunidade a passense. É de grande valia para nós o quadro que ora recebemos e que será anexado ao Centro de Memória, para contemplarmos os feitos do Barão, e baronesa, D. Bárbara Peregrina”, discursou.  

Daniel Porto Soares, superintendente geral da SCMP, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal de Passos e em nome do presidente Alex Bueno, ressaltou a importância histórica desse reconhecimento ao casal, Barão e Baronesa.

Também fez alusão ao passado, presente e futuro e reforçou a que o título concedido ao Jerônimo Pereira de Barão foi de aprovação do Império, e, essa titulação estava vinculada às ações de filantropia em benefício da comunidade, sendo as principais a construção da Santa Casa de Misericórdia de Passos e Igreja da Matriz, o que fez dele “Um dos protagonistas das causas sociais da época. Hoje estamos vivendo um momento histórico na SCMP que possui uma conexão com esse legado de filantropia, pois faremos a entrega da Primeira Fase da Cidade da Saúde e do Saber”.

“O legado do projeto visionário do Barão foi deixado aqui para que hoje ocupemos esse lugar, e sabemos que a liderança do doutor Vivaldo Soares Neto, que é um grande líder do momento presente, facilitou e conduziu para que esse projeto que intitulamos inicialmente como projeto do século, pudesse ser desenvolvido. A história é escrita por capítulos, e aqui temos a sequência dessa história que teve início em 1864. É com muita alegria e satisfação que estamos aqui, presenciando a homenagem póstuma do Barão de Passos e sua esposa”, finalizou.

22/11/2021
0 / 9

Homenagem ao Barão de Passos é realizada na Câmara de Passos

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados