35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 19/02/2019
HRC Realiza 15ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
Na manhã deste sábado, 16, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizou a 15ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele.

Na manhã deste sábado, 16, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizou a 15ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, uma campanha regional a fim de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de pele, além de disseminar informações sobre os riscos, o diagnóstico precoce e as formas de prevenção.


 Organizada pelo Serviço Social do hospital, a campanha contou com a ajuda de toda equipe de funcionários do HRC, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, auxiliares administrativos e voluntários, além de setores da Santa Casa que se mobilizaram para esta campanha. Ao todo, foram 200 vagas disponibilizadas para Passos e região. A campanha teve início às oito da manhã com uma palestra sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento do câncer de pele, com o médico oncologista Rodrigo Calixto Mattar. Enquanto aguardavam a vez de serem atendidos, os pacientes puderam tomar um café especial carinhosamente preparado pela equipe de voluntários do Gapop-r (Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos e Região).


As pessoas que passaram por atendimentos neste sábado foram avaliadas por meio de observação da pele e encaminhadas para biópsia, cirurgia ou tratamento. O médico oncologista Paulo César Felipe Franco reforça que entre a população de pele e olhos claros, a frequência do melanoma é maior, já que a baixa produção do pigmento de melanina resulta na menor capacidade de defesa dos raios ultravioletas do sol. Além disso, ocorrências de câncer de pele podem ser percebidas por meio de pintas, principalmente na cor preta e que esteja apresentando coceira, sangramento e modificação no tamanho, textura ou forma. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados. “A maior incidência de câncer no mundo todo é o câncer de pele e a prevenção continua sendo a melhor arma no combate à doença. O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele é a exposição aos raios UV. Por isso, evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos” destacou o oncologista.


 No Brasil, o câncer de pele deve atingir mais de 165 mil pessoas entre 2018 e 2019, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O câncer de pele ocorre quando as células do órgão se multiplicam sem controle. Há o tipo mais agressivo de melanoma, que se espalha mais rápido, e o não-melanoma, mais frequente e com maior índice de cura, mas que pode causar deformações no corpo. Ambos têm tratamento e as chances de reversão aumentam quando diagnosticados precocemente.


Segundo a assistente social Solange Lima dos 26 municípios convidados convidados, 17 encaminharam pacientes. Dos 139 pacientes atendidos, 40 foram encaminhados para biopsia, cirurgia para remoção do tumor ou tratamento e 18 encaminhados para reavaliação. Eles receberam amostras de protetor solar, oferecidas pelas empresas: Medicarte e Revitalle.

 

Médicos que participaram da campanha:

- Dr. Cleuber Barbosa Oliveira
- Dr. Diogo Almeida Lima
- Dr. Eneas Figueiredo
- Dra. Flávia Andrade Lopes
- Dr. Juliano Cândido Batista
- Dr. Leandro Ribeiro
- Dra. Liliane Cristina da Silva
- Dr. Luiz Gustavo Pereira
- Dra. Marília Maria Miguel
- Dra. Nyandra T. Lemos
- Dra. Mayza Lemos Somozono
- Dr. Paulo César Felipe Franco
- Dr. Pedro de Castro Mendes
- Dr. Rafael Versiane
- Dr. Rodrigo Calixto Mattar
- Dra. Rosana Cardoso Regazzin
- Dr. Laércio Martins
- Dr. Leonardo Brandão Reis 

19/02/2019
0 / 5

HRC Realiza 15ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados