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Matéria postada em 26/07/2019
Santa Casa De Passos Promove II Fórum Lean Healthcare
Com o tema: A Estratégia Lean com foco na produtividade, qualidade, humanização e redução de custos, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou o II Fórum Lean Healthcare do Sul de Minas.

Com o tema “A Estratégia Lean com foco na produtividade, qualidade, humanização e redução de custos” a Santa Casa de Misericórdia de Passos, por meio da Unidade de Ensino e Pesquisa (UNEP) realizou nos dias 25 e 26 de julho, o II Fórum Lean Healthcare. O evento aconteceu no auditório do Colégio Imaculada Conceição, reunindo palestrantes renomados no país e internacionalmente, que descreveram e discutam conceitos teórico-práticos ilustrados por cenários de Lean Healthcare.


O II Fórum Lean Healthcare foi promovido com o apoio do Mokeru Institute e FEDERASSANTAS, com o objetivo de envolver gestores hospitalares de Minas Gerais e região para discutir a filosofia Lean no ambiente de saúde por meio de casos práticos de aplicação e desenvolvimento de competências para o aumento da eficiência hospitalar.


O Lean Healthcare é uma filosofia de gestão que utiliza várias ferramentas e métodos que ajudam a criar um valor máximo para os pacientes, reduzindo o desperdício e o tempo de espera, por exemplo. A abordagem foi originalmente derivada do sistema de linha de produção da montadora Toyota: um sistema contínuo de melhoria de processo que compreende técnicas estruturadas de gerenciamento de estoque, redução de resíduos e melhoria de qualidade. Posteriormente o Lean Healthcare foi implantado como uma grande ferramenta de qualidade na gestão hospitalar.


O evento teve início com a palestra “Gestão da Cadeia de Cuidados sob a Ótica do Lean Healthcare” ministrada por Maximiliano das Chagas Marques, Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde; Doutor e Mestre em Saúde Coletiva; Especialista em Saúde da Família e da Comunidade. Em seguida, o tema foi “HOMCanvas: O Canvas da Gestão de Operações Hospitalares” apresentado por Thiago Souza, Consultor e Fundador do Mokeru Institute com foco em Gestão de Operações Hospitalares. Pesquisador e Professor Convidado na Universidade do Minho (Portugal), com atuação em metodologias de Planejamento Estratégico e Operacional, Lean, Six Sigma, Teoria das Restrições, BPM, Sistemas de Qualidade, Supply Chain e Custos.


Na sequência foi apresentado o primeiro Case “Produtividade 4.0 - Lean integrando pessoas, processos e tecnologia” por Frederico Correa Tarrago, Especialista em Gestão de Inovação e Processos no HMV, com certificação em Lean Six Sigma Black Belt e com experiência nas indústrias automotiva, componentes eletrônicos e na área da saúde. O Case 2 foi apresentado por Gustavo Gonçalves, Analista de Melhoria Contínua no Hospital São Francisco em Ribeirão Preto/SP; MBA em Controladoria e Finanças Empresariais pela Faculdade de Negócios Metropolitana. O tema apresentado foi “Aplicação do Lean Healthcare para uso racional de exames laboratoriais”. O Case 3 foi “O Projeto Lean nas Emergências - PROADI/SIS” por Marco Saavedra Bravo, Gerente da Intervenção do projeto Lean nas Emergências do Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde. Trabalha como Consultor de Melhoria Contínua, aplicando a metodologia Lean em várias industrias, além de pronto socorros e urgências e emergências no Chile e no Brasil. O Case 4 - Eficiência do Centro Cirúrgico - Hospital Santa Joana | São Paulo – SP, foi apresentado por Edson Macedo Silva, Bacharel em Administração de Empresas - MBA Lean Manufacturing - Analista da Qualidade, onde desenvolve atividades voltadas para melhorias contínuas nos processos Clínicos / Administrativos, exigidos e norteados pelas Certificações Joint Commission- JCI. - Melhoria de processos voltados para a Filosofia Lean: Gerenciamento Diário, Projetos de Inovação Hoshin Kanri. O Case 5 – “A Experiência do CSSJD na Implantação de Métricas Lean” foi apresentado por Paolo Bordoni Caldeira, Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica Do Complexo de Saúde São João de Deus. O último case apresentado foi “Como a Manutenção Produtiva Total (TPM) pode ajudar na Eficiência dos Equipamentos” apresentado por Milton Vieira Junior da Universidade Metodista de Piracicaba | Santa Bárbara d’Oeste – SP. Atua nos seguintes temas: otimização de processos, sistemas de manufatura, automação da manufatura, competitividade e produtividade e ensino de engenharia.


Ao final do evento, o Superintendente Geral da Santa Casa de Misericórdia de Passos abordou o tema “A Psicologia da Melhoria na Estruturação de Equipes Naturais” ressaltando que a cultura, valores e propósitos são determinantes para fazer uma organização viva, atuante e com significados. Equipes naturais são representações de um time de melhoria.


A supervisora do Escritório de Melhorias da Santa Casa de Passos, Letícia Pimenta, avaliou o evento como um importante disseminador da filosofia “O Lean é capaz de gerar processos otimizados e seguros, o que implica diretamente na redução do desperdício e eliminação do retrabalho, tendo sempre em foco a segurança do paciente. Essa é uma oportunidade para outros hospitais conhecerem esta filosofia e assim replicarem em suas instituições, sempre na busca de melhorias constantes” destacou.


Na sexta-feira, 26, durante toda a manhã foram realizados simultaneamente dois workshops e uma visita orientada nos principais fluxos Lean da instituição. O primeiro Workshop foi realizado no Hospital Regional do Câncer de Passos com o tema “Lean Healthcare White Belts” por Geandra Queiroz Universidade Federal de São Carlos São Carlos/SP. O segundo Workshop aconteceu no Centro de Vida Saudável da instituição conduzido por Fabiano Nunes Universidade Feevale de Novo Hamburgo/RS. O tema foi “Suprimentos Lean”. A visita orientada nos principais fluxos Lean da Santa Casa de Passos foi guiada pela Administradora Letícia Vaz Pimenta, que atua no Escritório de Melhoria Contínua e na área de Gestão de Custos, Gestão Estratégica (BSC) e Lean Healthcare.


“Essa metodologia aumenta a produção e causa impacto direto nos custos e lucros das instituições de saúde e vem despertando o interesse de profissionais e instituições de saúde em todo país, fortalecendo ainda mais as práticas de atendimento humanizado e da gestão sustentável, sempre com foco na segurança do paciente”, ressaltou o Superintendente Geral da Santa Casa Daniel Porto Soares. 

26/07/2019
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